minttics.gov.ao
MINTTICS
11 Setembro de 2023 | 17h15 - Actualizado em 11 Setembro de 2023

VENCEDORES ANGOLANOS DO PRÉMIO SADC DE JORNALISMO RECEBEM CERTIFICADOS

Os quatro jornalistas angolanos vencedores do Prémio SADC de Jornalismo 2023, nas categorias de Imprensa, Rádio e de Televisão, foram premiados esta segunda-feira, 11 de Setembro em cerimônia pública de outorga de certificados realizada no Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

A cerimónia, presidida pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, que valorizou e enalteceu a destacada classificação obtida pelos jornalistas angolanos, em nome da República de Angola, foi tida também, para que o dirigente pudesse expressar as mais vivas felicitações do Executivo a estes dignos campeões, pelo trabalho exemplar, pelo compromisso para com a verdade jornalística e pela capacidade de relatar factos que impactam a sociedade angolana e a região da SADC.

Segundo Mário Oliveira, a visão do Executivo é a de que todos os cidadãos devem ter acesso à informação de qualidade, de fontes diversas e independentes, assente numa comunicação transversal, construtiva, inclusiva e participativa, que enalteça os valores da angolanidade, a elevação do Estado democrático e de direito e a afirmação da cidadania participativa. "A conquista dos primeiros lugares do Prémio SADC de Jornalismo edição 2023, nas categorias de Imprensa, Rádio e de Televisão, não apenas enaltece o talento bem como a vivacidade jornalística do País, mas deve servir de mola impulsionadora para que os nossos profissionais se dediquem todos os dias para o engrandecimento do nosso jornalismo, informando e formando os nossos concidadãos rumo ao progresso social do nosso país”. Referiu

No evento, organizado pelo MINTTICS, foram premiados os jornalistas Venceslau Mateus e Francisca Augusto da Agência Angola Press (Categoria de Imprensa), Luís Mamana da Rádio Nacional de Angola (Categoria de Rádio), e Ernesto Bartolomeu da Televisão Pública de Angola (Categoria de Televisão). Além dos certificados de reconhecimento, os vencedores de cada categoria têm direito a dois mil e 500 dólares americanos, que serão atribuídos pelo Secretariado Executivo da SADC, sendo que, no caso da categoria de imprensa em que foram a concurso dois candidatos com a mesma peça (permitido pelo regulamento do concurso), o montante será repartido em igual valor pelos dois jornalistas.

Ao intervir na cerimónia, a jornalista Francisca Augusto, da ANGOP, destacou o facto de o prémio ter surgido numa altura em que a direcção da empresa aposta na formação de quadros e em trabalhos de investigação. Luís Mamana referiu que os jornalistas da Rádio Nacional de Angola aceitaram aderir ao desafio de produzir conteúdos de investigação, enquanto Ernesto Bartolomeu agradeceu à TPA por continuar a confiar em pessoas mais experientes para a realização de trabalhos de impacto social.

Participaram da cerimônia, além do ministro, o secretário de estado para a comunicação social e para secretário de estado para as telecomunicações, tecnologias de informação, os directores nacionais, os presidentes e responsáveis de órgãos de comunicação social, os membros do Comité de Adjudicação Nacional do Prémio SADC de Jornalismo, representantes de associações de profissionais, membros da sociedade civil.

O Prémio SADC de Jornalismo foi criado em 1996, para encorajar os profissionais da Comunicação Social da região a desempenharem um papel de liderança na produção e disseminação de conteúdos jornalísticos sobre a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).


Fonte: MINTTICS 



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério