minttics.gov.ao
MINTTICS
22 Novembro de 2022 | 09h11

UNITEL E HUAWEI ATRIBUEM BOLSAS A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Sessenta bolsas de estudo foram atri buídas, esta segunda-feira a estudantes universitários, no âmbito do programa “Sementes para o Futuro, uma parceria entre as mpresas de Telecomunicações Unitel e Huawei

O programa de aulas terá a duração de uma semana em formato digital, via Skype, onde jovens, de universidades angolanas, terão uma jornada formativa tecnológica, com acesso a redes de banda larga fixa e móvel, com incidência ao 5G e informática em nuvem.

Temas como a internet das coisas, cidades inteligentes, entre outros problemáticos, fazem parte do programa de formação.

Ao falar à imprensa após cerimónia de abertura do programa "Sementes para o Futuro, a gestora para área social e cooperativa da UNITEL, Cecília Fernandes,  salientou que o objectivo deste programa é doptar os participantes de práticas e prepara-los em matéria de conhecimentos sobre tecnológias.

Cecília Fernandes disse ainda que através da plataforma online, os estudantes poderão visitar o campo de Shinzen na China e trocar experiências com outros estudantes.

Explicou ainda que os critérios para adesão à formação, exigem que o candidato tenha até 30 anos de idade, conhecimento intermédio de inglês, uma média não inferior a 14 valores nas áreas de tecnologias de comunicação e informação.

Acrescentou que dos 100 estudantes que concorreram à bolsa, apenas 60 foram aprovados.

Por sua vez, o diretor de Relações Públicas Institucionais da Huawei, Nilton Roque, informou que o curso está orçado em 120 mil dólares americanos por cada estudante e é extensivo a todos os países onde a empresa tem representações.

Disse que o custo deste ano é relativamente mais baixo, avaliado em 20 mil dólares por participante, por estar a ser ministrado por via virtual, onde a liderança, gestão e a questão intercultural fazem parte do programa de formação.

Segundo o responsável da Huawei, este ano, os angolanos integram um grupo de formação em que constam polacos, congoleses democrátas e chineses.

Na ocasião, o Secretário de Estado para as Telecomunicações Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Ale Fernandes, reiterou o papel fundamental das tecnologias no país por contribuir para a melhoria de vida das populações.

Congratulou-se ainda com o programa "Sementes do Futuro de Angola” por contribuir para formação e capacitação de jovens.

Por seu turno, o Presidente do Conselho Executivo (PCE) Miguel Geraldes, observou que o compromisso da Unitel é o de renovar a formação para ajudar na superação das áreas de tecnologias avançadas.

Para o diretor da Huawei, Chu Xiaoxin, o programa visa capacitar o desenvolvimento de ecossistemas locais de talentos das TIC, assim como promover a partilha de conhecimento e encorajar os jovens de diferentes países e regiões a participar na construção de comunidades digitais.  

A Huawei opera no mercado angolano desde 2005. O programa "Seeds for The Future” existe em todos os países onde a Huawei tem representação. Pelo menos 120 estudantes angolanos já beneficiaram da bolsa de intercâmbio.

Sementes do futuro ou Seeds For the Future, sob responsabilidade social da Huawei é implementado em Angola pela Unitel, oferece anualmente a oportunidade a estudantes universitários a vivenciarem uma experiência de imersão cultural e de introdução do mandarim em Pequim, bem como uma visita ao campus da Huawei em Shenzen, China.

Fonte: Angop


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério