minttics.gov.ao
MINTTICS
14 Outubro de 2023 | 09h10 - Actualizado em 14 Outubro de 2023

TV ZIMBO COM INSTALAÇÕES NOVA NA PROVÍNCIA DO HUAMBO

A TV Zimbo inaugurou, ontem, no bairro de São Pedro - Huambo, uma Delegação Regional, que vai atender, além dessa, as províncias do Bié e Cuando Cubango.

Na ocasião, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Albino, disse que a inauguração da Delegação da TV ZIMBO no Huambo constituiu um motivo de satisfação e de orgulho para os cidadãos das províncias do Huambo, Bié e Cuando Cubango.

Referiu também que a Delegação que estará ao serviço da cidadania e da democracia nessas três províncias, vai assegurar a concretização do direito à informação necessário aos cidadãos.

Nuno Caldas Albino salientou ainda que o sector da Comunicação Social do país tem se posicionado como um agente mobilizador da cidadania participativa e da governação de proximidade e, concomitantemente, agente catalisador do processo de desenvolvimento económico, social e cultural, através da garantia do acesso a uma informação mais plural, rigorosa e isenta a todos os cidadãos.

O  secretário de Estado para a Comunicação Social reafirmou que o Executivo angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, estabeleceu alguns eixos fundamentais de intervenção institucional, principalmente, a adequação do novo Pacote Legislativo do sector, a fim de ajustá-lo ao actual contexto social, cultural e político vigente.

Acrescentou que o sector da Comunicação Social está focado na valorização e na dignificação dos quadros e profissionais, através da conclusão da implementação do qualificador ocupacional, melhoria das condições de trabalho, formação e modernização técnica, tecnológica, para atender a demanda e os desafios actuais.

Segundo o secretário de Estado, a comunicação social não pode estar indiferente aos novos paradigmas e exigências do país, devendo, para o efeito, garantir a concretização constitucional do dever de informar e formar o cidadão, visando o fortalecimento da democracia.

Por isso, destacou o papel desempenhado na abordagem de temas sobre a diversificação da economia, combate à corrupção, impunidade e outros da actualidade, que têm sido preponderantes no processo de mediação, entre governantes e governados.

O coordenador da TV Zimbo, Paulo Julião, disse que a abertura da delegação regional vai contribuir para que todos conheçam melhor a realidade do país. "Depois de 15 anos de espera, hoje, colocamos à disposição da população do Huambo, Bié e Cuando Cubango, este serviço. É uma parte fundamental da estratégia de expansão regional”, assegurou.

A meta da TV Zimbo, realçou, é criar mais delegações regionais, para apoiar esta nova e a outra na Huíla, que tem levado o sinal até aos habitantes do Cunene e Namibe. "Temos ainda uma delegação na cidade de Benguela que atende as províncias do Huambo, Bié, Cuando Cubango e Cuanza-Sul”.


Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério