minttics.gov.ao
MINTTICS
13 Junho de 2023 | 16h06 - Actualizado em 13 Junho de 2023

SUBSECTORES DO MINTTICS PARTILHAM PLANO ESTRATÉGICO

O secretário de Estado para as Telecomunicações, Tecnologias de Informação Pascoal Borges Alé Fernando, defendeu hoje, 13 de Junho, no segundo dia do Fórum ANGOTIC, a promoção daconcorrência e rentabilidade da indústria, o desenvolvimento da cultura da cibersegurança a nível nacional, o desenvolvimento de um ambiente de inovação a nível nacional.

Falando na sessão subordinada a apresentação do Plano Estratégico do Sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, Pascoal Fernando, disse ainda que até ao ano de 2022, número de subscritores de telefonia móvel atingiu a cifra de (milhões) 23.977.537, sendo 9.349.591de subscritores na utilização da internet.

Quanto à capacidade de investimento para a tecnologia 5G, segundo o secretário de Estado, o mercado tem-se mostrado favorável.

A Televisão Digital Terrestre, a construção e reabilitação da rede de Fibra Óptica, a Implementação da 2 Data Center, a Implementação do Sistema de telecomunicações dos polos turísticos, a modernização das infra-estruturas de meteorologia e geofísica doINAMET, o reforço e harmonização do Livro Branco das  TIC, são alguns das grandes metas definidas pelo subsector. Pascoal Fernando, apresentou também diversos projectos, neste momento, em curso nas diferentes áreas do subsector: área espacial, tempo e clima, comunicações e tecnologias.

O secretário de Estado finalizou a sua comunicação identificando quatro principais desafios do subsector, nomeadamente: Financeiro, clientes, processos internos, capacidade organizacional. 

Já Nuno dos Anjos Caldas Albino, que procedeu à apresentação do Plano Estratégico para a Comunicação Social, levou a sua comunicação para uma lógica de proximidade da comunicação.

"A comunicação social é um factor modelador da relação governantes e governado, bem como de pacificação política.  Nuno Caldas apresentou também os principais desafios do subsector tendo destacado cinco principais eixos: reforço da política de informação e da comunicação institucional; reforço e harmonização legislativa.

A prestação de um serviço de utilidade é o que deve orientar os Órgãos Públicos de Comunicação Social, disse Nuno Albino. Garantir o acesso às fontes de informação por parte dos Órgãos de Comunicação Social é um outro desafio dos Órgãos de Comunicação Social. 

Nuno Albino apresentou também os principais desafios ao nível da comunicação institucional interna e externa, que deve passar pelo estímulo e elevação da literacia de mídia principalmente o que tange ao melhor aproveitamento das novas tecnologias de informação, bem como enfatizou a questão da dignidade e a capacitação permanente dos profissionais como sendo aspectos transversais em todas as acções e intenções levadas a cabo pelo subsector.

Tornar-se em uma grande indústria de produção de conteúdos, bem como inaugurar a academia de marketing, são na óptica do secretário de Estado pretensões que devem ser alcançadas nos próximos tempos. 

 

Fonte: MINTTICS




Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério