A informação foi avançada, esta quarta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para Urbanismo e Habitação, Manuel Canguezeze, durante a apresentação do Programa Nacional da Habitação, enquadrada na sessão temática número 35, promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Manuel Canguezeze explicou que a operacionalização do Projecto de Autoconstrução dirigida é da responsabilidade directa dos Órgãos da Administração Local do Estado, com a intervenção metodológica do Ministério do Urbanismo e Habitação, sob coordenação do ministro de Estado para a Coordenação Económica.
Para as populações vulneráveis, segundo Manuel Canguezeze, o Estado deve salvaguardar a dignidade das populações que vivem em zonas de risco e em extrema vulnerabilidade "o Executivo continuará a providenciar a construção de habitações sociais condignas para o realojamento e protecção social".
Embora estejam em curso a conclusão de algumas centralidades, o Executivo na sua nova abordagem deixará de construir centralidades, pois, o novo paradigma assenta no Projecto de Autoconstrução Dirigida e Assistida, com a participação activa dos cidadãos, do sector privado e o estabelecimento de Parcerias Público-Privadas, está entre as estrategias do Executivo.
O lema deste projecto "Comunicar por Angola", e é um projecto no quadro do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo 2023 2027 para uma comunicação de maior proximidade.