minttics.gov.ao
MINTTICS
10 Outubro de 2023 | 15h10 - Actualizado em 10 Outubro de 2023

SERVIÇO DE INTERNET DO ANGOSAT-2 CONECTA MAIS DE 150 LOCALIDADES

No âmbito das comemorações da Semana Mundial do Espaço, realizada em todo o mundo de 4 a 10 de Outubro, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, fez esta terça-feira, em Luanda, o balanço e encerramento do programa nacional de celebração da Semana, onde além de outras, tornou público que mais de 150 localidades do país com acesso crítico - entre comunas e municípios, estão conectadas com os serviços de telecomunicações (Internet), através do ANGOSAT-2.

Na sua intervenção, Mário Oliveira referiu ainda que os serviços do ANGOSAT-2 beneficiam 16 das 18 províncias do país, onde foram instalados mais de 150 terminais "Very Small Aperture Terminal” (VSAT), pequenas antenas provedoras de serviços de Internet, reduzindo, cada vez mais, a assimetria e promove a inclusão digital para os cidadãos. O ministro, apontou a criação do projecto "Conecta Angola” e o funcionamento das plataformas "TECH-Gest”, "TECH-Agro”, "TECH-Ecologia” e a "TECH-Minas” como exemplos mais evidentes dos benefícios à sociedade do Satélite angolano.

O Conecta Angola, disse, é uma das ferramentas que funciona através do ANGOSAT-2, e tem permitido levar os serviços de Internet em duas comunas do país: Belo Horizonte (Bié) e Canzar (Lunda Norte), para além de beneficiar zonas da província de Luanda.

Segundo Mário Oliveira, actualmente, a ciência espacial e a sua aplicabilidade estão bastante diversificadas, podendo ser vistas como um verdadeiro ecossistema de inovação, negócios e empreendedorismo. Nessa óptica, o governante lembrou que, durante a semana dedicada ao espaço, Angola promoveu diversas sessões de informação e capacitação onde se destacam a realização de palestras e sessões de empreendedorismo, com a apresentação de projectos que utilizam tecnologia espacial voltados para startups, pequenas e médias empresas.

Os empreendedores, mas também os operadores no sector das telecomunicações, prosseguiu, irão dinamizar o sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação no país, com recurso a serviços prestados por pequenos provedores de Internet, sendo possível a prestação de uma variada gama de produtos e serviços. Para Mário Oliveira, os avanços com o Angosat-2, que possui altas taxas de transmissão de dados na ordem dos mais de 13 Gbps de largura de banda disponível, também foram referenciados ao longo da semana.

Mário Oliveira lembrou que, após mais de seis meses de testes de funcionamento e de serviços, o satélite angolano encontra-se em fase comercial e está a ser amplamente utilizado para prestação de serviços de telecomunicações aos operadores nacionais, assim como a empresas de outros sectores da economia nacional como os sectores dos petróleos e dos diamantes.

O acto de encerramento da Semana Mundial do Espaço ficou marcado com o lançamento do "PEN-ODS”, uma ferramenta tecnológica que visa contribuir no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no quadro do Programa Espacial Nacional. "o programa da Semana Mundial do Espaço/2023, Angola incluiu palestras e seminários com prelectores nacionais e das principais agências espaciais, como a NASA, ROSCOSMOS e ESA-Agência Espacial Europeia, além de startup de diferentes países, a fim de apresentar, igualmente, as diversas formas de empreender no sector espacial”, disse também o ministro.

A Semana Mundial do Espaço, destacou a concretização de três dos cinco eixos da Estratégia Espacial Nacional: Capacitação e promoção do sector espacial, crescimento da indústria e tecnologias espaciais e afirmação internacional do Estado angolano no domínio espacial.

Sob o lema "O espaço e o empreendedorismo”, a Semana Mundial do Espaço, cuja Angola celebra pelo sexto ano consecutivo, ficou marcada com a realização de diversas actividades alinhadas com o eixo 2 da Estratégia Espacial Nacional: "Capacitação e Promoção”, com destaque para os feitos do país no sector espacial para se alcançarem os ODS.


Fonte: MINTTICS




Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério