Durante a sua intervenção, Paulo Madeira enfatizou a relevância da formação e da expansão da prática desportiva em todo o território nacional, destacando os benefícios da actividade física para o desenvolvimento intelectual e a qualidade de vida da população. No entanto, reconheceu a carência de infraestruturas desportivas em regiões de alta densidade populacional, enquanto locais com menor concentração de habitantes têm maior oferta de espaços para a prática desportiva.
Segundo Paulo Madeira, de acordo com um diagnóstico recente, Angola possui actualmente 2.788.340 praticantes desportivos distribuídos entre diferentes categorias:
• Desporto comunitário: 2.100.000 praticantes;
• Desporto escolar: 603.575 praticantes;
• Desporto universitário: 1.619 praticantes;
• Desporto militar e policial: 9.233 praticantes;
• Desporto para pessoas com deficiência: 3.972 praticantes;
• Desporto federado: 63.091 praticantes.
Para aumentar esses números, o sector traçou cinco pilares de desenvolvimento, priorizando o desporto escolar, comunitário e de alta competição. A previsão é elevar o número de praticantes do desporto escolar para 3.204.248 até 2027, enquanto a população envolvida em actividades físicas deve crescer dos actuais 2.788.340 para 2.850.000.
O sector também pretende aumentar a oferta de infraestruturas desportivas para atender à demanda do desporto comunitário e escolar, por meio de parcerias com o poder local. Essas iniciativas estão alinhadas ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PDN 2023-2027), do qual o Planadesporto é o principal instrumento de execução.
Entre os impactos esperados, estão o aumento da empregabilidade, a redução da criminalidade, o fortalecimento das relações entre empresas e o sector desportivo, o crescimento do turismo e da arrecadação tributária, além da melhoria da saúde pública, contribuindo para a diminuição dos gastos com assistência medicamentosa.
O programa "Comunicar por Angola," coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), é uma iniciativa do Executivo para apresentar os seus programas de desenvolvimento e objectivos alinhados ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023–2027).
Fonte: MINTTICS