minttics.gov.ao
MINTTICS
18 Outubro de 2023 | 11h10

SECRETÁRIO DE ESTADO ALÉ FERNANDES NO ACTO DE ABERTURA DO 6.º CONSELHO CONSULTIVO DA ANGOP

É com grande honra que me dirijo a todos vós, na abertura deste 6.º Conselho Consultivo da Agência Angola Press (ANGOP), que decorre, aqui no nosso Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, até à próxima sexta-feira, dia 20 de Outubro corrente.

Neste importante evento, os participantes vão debater questões relevantes para o desenvolvimento competitivo da ANGOP, um exercício essencial para o seu progresso contínuo, durante o qual terão a oportunidade de avaliar o grau de execução das recomendações do 5.º Conselho Consultivo, realizado há dois anos. 

Segundo o programa, este Conselho Consultivo discutirá e, certamente, aprovará os relatórios das delegações provinciais, que são fundamentais para um melhor entendimento das dinâmicas regionais e locais.

A abordagem do Plano de Actividades para o próximo biénio, que também consta na agenda de trabalho, será um guia para as acções que moldarão o futuro dos diferentes sectores da ANGOP, a par da oportunidade da análise do Regulamento das delegações provinciais, que contribuirá para uma acção mais eficiente, isto é, na forma como as regras, as normas e as acções serão estruturadas, sustentadas, reguladas e responsabilizadas.

A palestra sobre a preparação e benefícios da reforma do trabalhador em Angola, programada para a sessão de amanhã, quinta-feira, 19 de Outubro, será uma ocasião valiosa para que o especialista do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), convidado para o efeito, possa dissipar algumas dúvidas e receios, que se colocam nesse âmbito, visto por muitos como um bicho-de-sete-cabeças. 

Cada momento é, sempre, uma oportunidade para que cada um de nós possa contribuir para a melhoria dos nossos sistemas e processos, no nosso País. 

Por fim, as comunicações das administrações de Conteúdos, Técnica e de Administração e Finanças da ANGOP deverão facultar percepções amadurecidas sobre a gestão desta agência pública de notícias, sendo que cada funcionário desempenhará melhor o seu papel, quanto mais souber o que está a ser feito no conjunto da empresa. 

DISTINTOS PARTICIPANTES,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

Passados dois anos da realização do anterior Conselho Consultivo, não podemos perder de vista que estamos aqui para debater e decifrar os desafios e as oportunidades que a nossa agência enfrenta, num cenário cada vez mais competitivo no mundo mediático.

No capítulo dos seus desafios competitivos, a ANGOP tem o compromisso de ser a líder na cobertura e divulgação de temas sensíveis da vida política, social e económica de Angola. 

No entanto, ela enfrenta a concorrência de congéneres estrangeiras, nomeadamente, a agência noticiosa portuguesa LUSA, pela proximidade linguística, na cobertura e divulgação de temas tidos como delicados da vida política, social e económica do País, onde esta, em muitos momentos, tem tomado a dianteira, dando a entender ao público que em Angola existem assuntos proibidos para nós próprios. O que não é verdade.  

É imperativo que a ANGOP seja a primeira a abordar esses tópicos e a garantir que a sua perspectiva, a nossa perspectiva angolana, seja destacada.

Para tal, é necessário que a ANGOP continue a desenvolver e a aprimorar estratégias claras, para que a sua cadeia de comando seja realmente activa e funcional, como todos desejamos.

Isso deve traduzir-se numa comunicação eficiente, de melhoria da cobertura jornalística em todos os municípios e comunas, exaltando o que de positivo aí ocorra, nos domínios público e privado, em detrimento do sensacionalismo, que, por tendência, dá particular relevo ao pejorativo, como se nada de bom tenha lugar no País.

DISTINTOS PARTICIPANTES,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES

No próximo dia 30 deste mês de Outubro, a ANGOP completará 48 anos de existência, desde que num dia como esse, em 1975, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.

Há 15 anos, em 2008, entrou numa nova era, lançando o seu Portal informativo, que permitiu aumentar o seu compromisso para com o público. 

Há 10 anos, em 2013, introduziu uma arquitectura mais moderna ao seu Portal, que hoje contempla cinco plataformas de comunicação, nomeadamente, de texto, áudio, vídeo, foto e infografia.  

Os nossos parabéns antecipados, pelo vosso aniversário e por esta caminhada notável. 

Pelo seu papel determinante na divulgação de informações relevantes para a sociedade angolana, é indispensável que a ANGOP continue a desenvolver-se, para vencer os desafios que lhe cabem no Mundo contemporâneo, divulgando, o mais amplamente possível, a realidade angolana, como meio de dar a conhecer o País e projectar a sua imagem.

Muito obrigado pela vossa atenção.  



Fonte: MINTTICS
 



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério