minttics.gov.ao
MINTTICS
09 Setembro de 2023 | 14h09 - Actualizado em 09 Setembro de 2023

SECRETÁRIO DE ESTADO AFIRMA QUE PROJECTOS APRESENTADOS OFERECERAM PERSPECTIVAS PROMISSORAS E INOVADORAS

A 14ª Edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL/2023) terminou, neste sábado, com o registo de mais de quatro mil e Quietos visitantes, que durante três dias acorreram aos stands de exposição dos 40 projectos de ex-alunos do ITEL dos cursos de informática, electrónica e Telecomunicações, informática e sistemas de multimédia.

Para o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes, elogiou, os estudantes do Instituto de Telecomunicações pelos projectos apresentados na Feira de Inovação Tecnológica, considerando que "foi uma demonstração notável de mentes brilhantes”, que compõem a comunidade daquela instituição estudantil.

Após uma visita guiada à FITITEL/2023, Pascoal Fernandes,  referiu que encontrou boas iniciativas, facto que leva a orientar a direcção do ITEL em continuar a apostar na formação para que se crie talentos e soluções, uma vez que a maior parte dos projectos apresentados respondem aos problemas reais da sociedade angolana.

Nesse contexto, reconheceu a pouca integração dos patrocinadores e investimentos, mas referiu que os apoios existentes ajudam os estudantes para que possam desenvolver a veia de negócio e o empreendedorismo para o fomento do emprego. "Há necessidade de dar-se ênfase às iniciativas dos jovens em poderem responder aos problemas que a sociedade vive”, sublinhou.

Avançou ainda que os projectos apresentados ofereceram perspectivas promissoras e inovadoras, não apenas para melhorar a segurança nas estradas, mas também com vista a dar respostas a outras necessidades no mercado nacional.

Ao fazer o balanço da actividade, que teve início na quinta-feira (07), o coordenador da FITITEL/2023, Dionísio Fama, referiu que participaram ainda 10 empresas do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do mercado angolano e seis startups desenvolvidas por ex-alunos do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL), tendo sido mobilizados mais de 50 colaboradores. 

Além da exposição de projectos inovadores, o responsável disse que o momento serviu ainda para partilha de conhecimentos, sendo ministrado 10 mini cursos sobre fibras ópticas, redes de computadores e móveis celulares, design gráfico, programação, entre outros.  

No palco principal, acrescentou, houve a abordagem de assuntos, em palestras e mesas redondas, tais como segurança rodoviária, tecnologia, empreendedorismo e negócios, assim como a presença de atracções culturais, como música, dança e comédia.

Por sua vez, o director do ITEL, Cláudio Gonçalves, agradeceu às instituições que tornaram possível a realização da 14ª Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL/2023), que decorreu sob o lema "Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária".

No final da feira, com duração de três dias, foram nomeados os melhores projectos dos diferentes cursos.  Para o curso de Electrónica e Telecomunicações venceu o projecto que desenvolveu o "Sistema de Controlo de Mototáxis”. Os autores receberam, como prémio, dois computadores e um pacote Zapcom de seis meses pago.

No curso de Informática, foi destacado a "Plataforma de Geolocalização de Combustível”. Para o curso de Multimédia o prémio foi para o projecto social Ntina Wold. Os vencedores das duas categorias tiveram o mesmo prémio que o anterior.

O prémio de Inovação Tecnológica coube aos estudantes que desenvolveram o "Sistema de Prevenção de Acidentes” usando lentes detectoras de perigo. O prémio foram dois computadores e uma bolsa de estágio remunerado no ITEL. Foram igualmente entregues menções honrosas aos parceiros e aos órgãos de Comunicação Social. O Jornal de Angola foi distinguido pelo "excelente desempenho e dedicação” na divulgação da 14ª edição da FITITEL.

O evento foi promovido pelo Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITL), com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), visando mostrar as valências e competências que os alunos adquiriram durante os quatro anos de formação, apresentando soluções que possam resolver problemas das empresas e da sociedade.


Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério