minttics.gov.ao
MINTTICS
25 Março de 2023 | 21h03 - Actualizado em 25 Março de 2023

SADC: GGPEN PARTICIPA DE WORKSHOP SOBRE CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE TELECOMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA

A região da SADDC, realizou de 22 a 24 de Março, um workshop sobre análise situacional do Plano Nacional de Telecomunicações dos Estados Membros da SADC, que teve como objectivo validar o relatório da análise situacional do plano de cada país em caso de emergência, bem como capacitar os Estados Membros a desenvolverem os seus planos nacionais de telecomunicações.

A região analisou a necessidade dos serviços das TICs na região da SADC serem confiáveis e disponíveis, quando necessário, incluindo a rápida implantação de serviços temporários em áreas prioritárias após um desastre.

Para tal, várias entidades como consultores da ITU, GSMA, GSO, SABA, ETC, Huawei, SATA, apresentaram matérias relacionadas com telecomunicações de emergência. 

A Região da SADC tem sido uma das mais propensas a desastres em África. Após o tsunami no Oceano Índico, em 2014, ciclones Idai e Kenneth, em 2019, e, recentemente, em Fevereiro e Março de 2023, o ciclone Freddy, em Moçambique e Malawi, muitos perderam as suas vidas e milhões de pessoas foram deslocados para outras zonas de maior conforto e houve quantidade sem precedentes de danos, como perda de colheitas, destruição de propriedades e infra-estruturas essenciais. 

Quando ocorrem desastres, muitas vezes os sistemas locais de telecomunicações, são interrompidos e as comunicações podem estar indisponíveis durante a emergência. Isso exige uma necessidade urgente de se estabelecer links de telecomunicações eficazes para resposta e coordenação a desastres, especialmente para agências críticas de segurança pública, como bombeiros, polícia, ambulância, guarda costeira, alfândega e patrulha de fronteira, força de defesa, etc, para permitir que entre eles haja comunicação. 

Os serviços das TICs devem ser confiáveis e disponíveis quando necessário, incluindo a rápida implantação de serviços temporários em áreas prioritárias após um desastre. As telecomunicações/TICs desempenham um papel crítico na detecção de desastres, mitigação (prevenção), preparação e resposta. As garantias de uso livre de equipamentos e serviços de telecomunicações/TIC são essenciais em caso de desastres. Por isso, a implementação do modelo NETP é necessária para a realização bem-sucedida de tais comunicações, orientaram os palestrantes durante o workshop.

No evento, Angola, sendo o actual Vice-Presidente da SADC, apresentou o discurso de Votos de Agradecimento.

Angola participou via online com o especialista Silva Malaca do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN.

Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério