Pela primeira vez, o U.S. Africa Business Summit, que este ano decorre de 22 a 25 de Junho, em Luanda, terá um painel ligado ao sector espacial. "Trazendo o Espaço à Terra para Fortalecer as Economias Africanas” é o tema da palestra, que contará com a participação do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Eng. Mário Oliveira, além de grandes representantes da indústria espacial.
O painel, com início às 09 horas, desta terça-feira, 24, tem como objectivo mostrar como os países, em todo o mundo, estão a usar ferramentas, tecnologias, satélites e dados localizados ou derivados do espaço sideral para transformar diversos sectores de suas economias.
Durante a sua apresentação, o ministro Mário Oliveira vai falar sobre a experiência angolana com os produtos e serviços do Programa Espacial Nacional, que já vem sendo utilizados para apoio ao desenvolvimento de vários sectores socioeconómicos do país.
No painel, que terá ainda as participações de representantes de instituições de renome americanas e africanas como Amazon, MIT e Internet Technologies Angola, SA., a ser moderado pelo Director Geral do GGPEN, Dr. Zolana João, estarão em debate, igualmente, temas como mobilização de incentivos público-privados; criação de financiamento continental e alinhamento regulatório, comercialização de serviços de Observação da Terra, garantias para uma conectividade acessível e a aceleração de pesquisa para a política espacial.
Será apresentado ainda como tecnologias inovadoras estão a ser testadas no espaço sideral para aprimorar os seus resultados na Terra, em áreas como mineração de minerais críticos com eficiência e segurança, identificação de depósitos petroquímicos e outros recursos energéticos, agricultura de precisão e rastreabilidade, modelagem de tendências climáticas, comunicações, navegação e educação, ou planeamento urbano e movimentação de populações.
Durante o painel, será também apresentada uma missiva enviada pelo Presidente da Agência Espacial Africana, Dr. Tidiane Ouattara.
Segundo algumas estimativas, a economia espacial africana deverá atingir US$ 22,64 mil milhões até 2026. Os países africanos se posicionam como actores-chave na indústria espacial global, impulsionando e alavancando a inovação impulsionada pelo espaço para um crescimento económico transformador, avanço tecnológico e desenvolvimento sustentável.
Neste painel, partes interessadas públicas e privadas dos EUA e de África discutirão oportunidades de colaboração para alavancar soluções espaciais e as estruturas políticas relacionadas necessárias para atender às prioridades de crescimento económico e desenvolvimento da África.
Serviço
U.S. Africa Business Summit
Data: 24 de Junho de 2025
Hora: 09 horas
Sala: N - 3
Local: Porto de Luanda, próximo à Baía de Luanda