O Chefe de Estado falava durante a recepção do homólogo norte-americano, Joe Biden, o primeiro Presidente na história deste país a visitar oficialmente Angola.
"O nosso projecto Angosat-2 trabalha com a NASA e a Maxar na aquisição de imagens satélite de alta resolução para a monitorização das calamidades naturais, nomeadamente na implementação do nosso Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (PCESSA)”, referiu.
O Presidente João Lourenço descreveu vários outros pontos que se destacam na relação entre Angola e os Estados Unidos da América, entre eles o "programa de cirurgia robótica que começa a ser uma realidade em Angola, em parceria com um renomado Hospital de Orlando”.
Na mesma ocasião, ao tomar a palavra, Joe Biden reafirmou o interesse do seu país em contribuir para a melhoria das "infra-estruturas de Comunicações, para ligar todos os principais objectivos das redes de Internet de alta velocidade”, à semelhança do que está a ser feito nos Estados Unidos da América.
De recordar que o "Conecta Angola”, um projecto do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), lançado no corrente ano tem permitido, através dos recursos tecnológicos do Angosat-2, o aumento da disponibilidade de acesso à Internet em zonas de difícil acesso.
Este serviço abrangeu, até Outubro deste ano, cerca de 366.000 (trezentas e sessenta e seis mil) pessoas de zonas remotas em 13 províncias do País, constituindo-se num importante contributo para garantir que todas as regiões do território nacional estejam conectadas e desta forma tenham acesso regular aos vários serviços e benefícios proporcionados pela administração pública.
Fonte: MINTTICS