minttics.gov.ao
MINTTICS
04 Setembro de 2023 | 10h09

PESQUISADORES DO INAMET PARTICIPAM NA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA DE UM SISTEMA DE ALERTA PRÉVIO PARA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Pesquisadores do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (INAMET), participaram entre os meses de Fevereiro e Março deste ano desenvolvida através da cooperação de Pesquisadores de diversas instituições. A pesquisa foi publicada em uma revista científica da Suíça, de alto prestígio, podendo ser acessada através do link: https://www.mdpi.com/2072-4292/15/17/4284/pdf.

A pesquisa consiste na utilização do sistema de apoio às decisões, denominado "Anomaly hotSpots of Agricultural Production (ASAP)”, que fornece informações de alerta prévio sobre a produção agrícola, com base em dados de Observação da Terra e dados agroclimáticos. 

Para a pesquisa, foram utilizados conjuntos de dados de satélites para estimativa de precipitação, indicadores de biomassa e de estresse hídrico em cultivos e pastagens, assim como previsões sazonais de precipitação, calendários agrícolas nacionais adaptados à fenologia do sistema ASAP. Foi também utilizada uma nova interface para a visualização e análise de dados Sentinel e Landsat de alta resolução espacial. 

A iniciativa desenvolvida através da cooperação de Pesquisadores de diversas instituições, nomeadamente, o Centro Conjunto de Pesquisa (JRC, sigla em inglês) da Comissão Europeia baseado na Itália, a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD, sigla em inglês) do Centro de Previsão e Aplicações Climáticas do Quênia (ICPAC, sigla em inglês), o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (INAMET), a Unidade de Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto do Observatório do Saara e do Sahel da Tunísia (OSS, sigla em inglês) e o Departamento de Ciências Físicas e Engenharia da Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia da Arábia Saudita (KAUST, sigla em inglês). 


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério