minttics.gov.ao
MINTTICS
11 Setembro de 2023 | 17h09 - Actualizado em 11 Setembro de 2023

PEÇAS JORNALÍSTICAS QUE RECONHECEM TRABALHO DO EXECUTIVO GARANTEM VICTÓRIA NO PRÉMIO SADC DE JORNALISMO

Através do anúncio feito no dia 17 de Agosto do corrente ano, durante a 43.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Angola venceu o Prémio SADC de Jornalismo 2023 nas categorias de Imprensa, Rádio e de Televisão.

Na modalidade de Imprensa foram premiados os jornalistas Venceslau Mateus e Francisca Augusto da Agência Angola Press (ANGOP), com a reportagem "Benguela alavanca economia com infra-estruturas do Corredor do Lobito". A reportagem "Património mundial de Mbanza-Congo orgulha os povos da África Austral", garantiu a vitória a Luís Mamana, da Rádio Nacional de Angola no Zaire. Em Televisão, foi vitorioso Ernesto Bartolomeu, da Televisão Pública de Angola (TPA), com reportagem "Canal do Cafu: Combate à seca no sul de Angola".

No acto, organizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, o coordenador da CNA-ANGOLA e Presidente do Júri, Anastácio de Brito, apresentou de forma resumida a participação dos concorrentes vencedores da República de Angola, tendo realçado que na fase nacional, o CNA-Angola recebeu três candidaturas da categoria de Imprensa, quatro da de Rádio, cinco da de Televisão e uma da de Fotojornalismo. "Após a devida triagem pelo Júri, foram admitidos um concorrente da categoria de Imprensa (na realidade dois, numa única peça), dois da categoria de Rádio, cinco da categoria de Televisão e um da categoria de Fotojornalismo. As restantes candidaturas foram consideradas não elegíveis. Pelo rigor temático e com base em critérios de avaliação muito bem definidos, o CNA-Angola escolheu o melhor trabalho de cada uma das categorias, que foram remetidas ao concurso regional”, disse ainda Anastácio de Brito.

Olhando pela qualidade dos participantes, Anastácio de Brito, realçou que pela qualidade dos temas apresentados à final regional, o CNA-Angola esteve sempre confiante quanto ao posicionamento das peças por si escolhidas, facto que veio a confirmar-se, através da votação dos Estados-membros, durante a 28ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação (RAC), realizada de 20 a 22 de Junho último, no formato virtual, sob a orientação da República Democrática do Congo, então Presidente do Órgão.

No final da sua intervenção, o Presidente do Júri, destaca o CNA-Angola e o respectivo Júri exaltou a vitória inédita da mídia angolana no concerto das nações da África Austral, tendo expressado o seu vivo reconhecimento a todos os jornalistas, de Cabinda ao Cunene, que se predispuseram em participar nas diferentes fases deste concurso regional, sendo eles, também, merecedores desta distinção.

Recorde-se que a próxima edição da Reunião do Comité Regional de Adjudicação (RAC) 2024, será realizada pela República de Angola, na qualidade de Presidente da SADC para o período 2023 – 2024.


Fonte: MINTTICS




Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério