minttics.gov.ao
MINTTICS
16 Fevereiro de 2023 | 19h02

PAÍSES AFRICANOS PROCURAM ESTREITAR RELAÇÕES NO DOMÍNIO DAS TIC

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, referiu esta quinta-feira, 16 de Fevereiro, que Angola está a transformar o sector com a ligação do país através de cabos submarinos, fibra óptica terrestre e por via do Angosat 2, com vista ao desenvolvimento sustentável do país.

De acordo com o governante, depois de uma audiência conjunta com os embaixadores do Gabão, Marrocos e da Zâmbia,  disse que o Livro Branco das TIC define os caminhos para transformação neste domínio.

Mario Oliveira realçou que o encontro serviu para abordar a necessidade de maior estreitamento das relações nos sectores das telecomunicações, realçando o interesse dos diplomatas no programa espacial de Angola em particular no Angosat 2.

"O Angosat 2 tem suscitado muito interesse de vários países africanos e manifestamos a grande vontade do governo angolano em estreitar a cooperação interafricana no domínio do satélite", afirmou, sublinhando a necessidade de outras reuniões para a criação de condições para a materialização desta parceria.

A embaixadora do reino de Marrocos em Angola, Saadia El Alaoui, no final da audiência disse estar muito satisfeita e que o encontro serviu para falar sobre aspectos ligados em diferentes áreas e aspectos, aos programas  tecnológicos e de telecomunicações. 

Por sua vez, o diplomata gabonês, Guy Blaise, referiu  que há necessidade de uma parceria no sector em África para servir os países e alavancar a economia do continente.

Já Lawrence Chalungumana,  embaixador da Zâmbia, disse que o seu país está  preparado para cooperar com Angola nas áreas das telecomunicações e tecnologias de informação, nomeadamente com base no Angosat 2 e na área de fibra óptica. 

"Acreditamos que essa cooperação é um item bastante importante, precisamos realçar que África tem falado mais sobre materias bastante importantes voltadas a partilha de informações em  diversas áreas e outros continentes". Frisou

Fonte:


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério