minttics.gov.ao
MINTTICS
23 Janeiro de 2023 | 11h01

PAÍS GANHA DUAS ESTAÇÕES MODERNAS DE METEOROLOGIA

A previsão do tempo em Angola vai ter dias melhores, com a entrada em funcionamento, ontem, de duas novas e modernas estações de medidas de temperatura do ambiente, no Cunene, informou o director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).

João Afonso disse que com as duas estações, localizadas no Chiulo e Oncócua, municípios de Ombadja e Curoca, no Cunene, é possível fazer melhor previsão, vigilância agro-climática e de cenários de clima futuro no país.
Erguidas no quadro do programa de modernização dos serviços do INAMET, as estações meteorológicas vão ajudar ainda num melhor cálculo da dimensão das precipitações de chuvas, mas em formato digital, com técnicas de ponta.

"Os equipamentos vão garantir maior precisão na previsão do tempo, assim como possibilitar o planeamento e a segurança do controlo de chuvas”, disse, além de explicar que os aparelhos são essenciais na medição da temperatura do ar e humidade relativa, de forma realística.

Os dados a serem transmitidos pelas estações, acrescentou, vão ser, também, assimilados pelos modelos meteorológicos regionais do INAMET, permitindo à população ter mais informações detalhadas sobre os dados das previsões meteorológicas, especialmente em casos de eventos meteorológicos severos, como chuvas extremas e seca. Os projectos, adiantou, vão ajudar a colmatar, também, a preocupação do Executivo, no estudo relacionado com o combate à seca no Sul do país.

Financiado pela União Europeia, num orçamento total de 800 mil euros, com assistência técnica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, através do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN), o projecto inclui, ainda, a instalação e a operacionalização de seis estações meteorológicas nas províncias do Namibe, Huíla e Cunene, sendo duas para cada.

Ganhos para a agricultura

O vice-governador do Cunene, que procedeu à inauguração da estação, localizada na Missão Católica do Chiulo, considerou-a fundamental, especialmente, para os agricultores locais, agora com a possibilidade de exercerem a profissão de forma mais segura. Apolo Ndinoulenga destacou, ainda, as vantagens de alguns programas sustentáveis do Executivo implementados em várias áreas, para melhoria da qualidade de vida das populações angolanas.

"A instalação e operacionalização de estações meteorológicas automáticas é uma demonstração da aposta nos avanços tecnológicos”, disse.

O governante considera crucial continuar a trabalhar no fortalecimento dos laços existentes entre o Governo angolano e parceiros internacionais, em especial nos projectos para desenvolvimento do país.

O Cunene, ressaltou, conta actualmente com 14 estações meteorológicas, sendo nove agrometeorológicas no Cuvelai, quatro hidrométricas e uma aeronáutica no Aeroporto 11 de Novembro, em Ondjiva. O acto de inauguração das estações foi assistido pelos embaixadores de Portugal, Francisco Alegre Duarte, da União Europeia, Jeannette Seppen, assim como os secretários de Estado da Agricultura, João Cunha, e da Saúde, Leonardo Inocência, representantes da FAO, PNUD e do Instituto Camões.

Fonte: Jornal de Angola 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério