De acordo com o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, que falava na abertura do III Conselho Consultivo do órgão que tutela, "em África, e Angola é um exemplo disso, o número de utilizadores da Internet cresceu a taxas muito animadoras em cada um dos últimos três anos, muito à frente de outras regiões do mundo”.
Este, continuou, é um resultado animador para desafios futuros e um bom indicador para o caminho que o País está a trilhar.
"À nível global, no domínio das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, assim como na Informação e Comunicação Social, assistimos a um momento de mudanças profundas e sem precedentes, proporcionadas, sobretudo, pela expansão, modernização e utilização massiva da Internet e serviços associados, o surgimento de novas plataformas digitais com a inteligência artificial, bem como pelas alterações culturais e formas de ser e estar nas sociedades, fruto destas transformações”, afirmou.
Entretanto, o Ministro Mário Oliveira ressaltou que a utilização crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o acesso à informação não apenas se constituem em grandes ganhos para a nossa sociedade, mas também em preocupações e desafios devido à sua utilização irresponsável, o que acontece um pouco por toda parte.
Por esta razão, para regulamentar e legislar o sector, o MINTTICS lançou uma consulta pública sobre o Pacote Legislativo das TIC, sobre o qual disse haver uma participação significativa de várias organizações e estratos da sociedade, representando, assim, um grande interesse de toda sociedade nesta matéria.
O III Conselho Consultivo do MINTTICS teve início nesta sexta-feira, 09, e decorre até amanhã, nas instalações do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação (ISUTIC), sob o lema "50 Anos a Comunicar, a Modernizar e a Desenvolver Angola”.
Fonte: MINTTICS