Destacado e notável profissional da Comunicação Social, Ismael Mateus Sebastião (Ismael Mateus), Jornalista desde 1981, nasceu em Luanda, aos 6 de Julho de 1964.
Até a data da sua partida inesperada, Ismael Mateus, ocupou diversas cargos e desempenhou com zelo e reconhecimento diferentes tarefas, onde se destacam as de Membro do Conselho da República de Angola, Membro Fundador e Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Membro da União dos Escritores Angolanos, Director do Gabinete de Marketing e Comunicação da ENDIAMA, Fundador e Director do Jornal Cruzeiro do Sul, Docente Universitário, Escritor, Radialista, Articulista, Comentador de diferentes Órgãos de Comunicação Social.
Num contexto em que há no país, a necessidade da regular e contínua passagem de testemunho, da manutenção e elevação do referencial histórico do Sector da Comunicação Social, da valorização do mérito e da excelência, a morte repentina de Ismael Mateus, deixa um imensurável vazio, em particular, no sector da Comunicação Social, mas sobretudo na sociedade angolana de uma forma geral.
Nesta hora de profundo pesar e tristeza, permitam-me que em meu nome, do colectivo de trabalhadores do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, dos Profissionais da Comunicação Social, endereça à família enlutada, amigos, ao colectivo de trabalhadores da ENDIAMA, as minhas mais condolências.
GABINETE DO MINISTRO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL, em Luanda, 1 de Outubro 2024.
O MINISTRO
MÁRIO AUGUSTO DA SILVA OLIVEIRA