Nascido aos 28 de Setembro de 1960, na cidade de Benguela, Guilherme Narciso Velasco Galiano, vulgo Kabango, Yeyé, destacado e dedicado profissional da Comunicação Social, desempenhou em Angola e no exterior um papel fundamental para a construção, afirmação e diversificação da Comunicação Social angolana.
Ao longo do seu longo e árduo percurso de trabalho em que contribuiu significativamente para a visibilidade e reforço da cultura angolana no exterior do País, e não só, Galiano, deixou as suas impressões digitais na Rádio Universitária do Tejo, Rádio Clube Português, bem como RTP África, tendo se destacado no programa "Kandandu” - um notável projecto que na história recente do país, contribuiu para a disseminação e afirmação da angolanidade.
Na TV Zimbo, Guilherme Galiano, foi o primeiro director de programas, e exerceu ainda funções de director de informação, director de projectos estratégicos, bem como de Presidente do Conselho de Administração, além de ter dedicado tempo e saber como um descobridor e potenciador de talentos na Comunicação Social.
Num contexto em que há no país, a necessidade da regular e contínua passagem de testemunho, do bem-fazer, bem como da valorização do mérito, a morte prematura de Guilherme Galiano, deixa um vazio enorme no referencial jornalístico angolano.
Nesta hora de profundo pesar, permitam-me que em meu nome, do colectivo de trabalhadores do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, bem como dos Profissionais da Comunicação Social, endereça à família enlutada, amigos, ao colectivo de trabalhadores da TV Zimbo, a minha mais profunda solidariedade e as mais sentidas condolências.
GABINETE DO MINISTRO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNO-LOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL, em Luanda, 15 de Setembro 2025.
O MINISTRO
MÁRIO AUGUSTO DA SILVA OLIVEIRA