minttics.gov.ao
MINTTICS
27 Março de 2024 | 17h03 - Actualizado em 27 Março de 2024

NEWSPACE ÁFRICA SERÁ REALIZADA PELA PRIMEIRA VEZ NA REGIÃO DA ÁFRICA AUSTRAL

A cidade de Luanda, capital da República de Angola, acolhe pela primeira vez na região da África Austral o maior evento africano do sector espacial que reúne decisores de vários países, agências, líderes e empresários de alto nível de todos os segmentos da indústria espacial internacional, designado “NewSpace Africa”, edição 2024.

O anúncio da realização do evento foi feito na manhã desta quarta-feira, 27, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo – CIAM, durante o Briefing com os Órgãos de Comunicação Social, dinamizado pelo director Geral da Space in Africa – Eng.º Temidayo Oniosun, bem como o Gestor de Comunicação e Marketing do GGPEN, Porta-Voz do Evento, Eng.º Gilberto Gomes.

Sob o lema "O Papel do Espaço na Redução do Fosso da Pobreza em África”, a 3ª edição do "NewSpace Africa”, será realizada em Luanda, de 2 a 5 de Abril, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, e irá reunir além de outros, prelectores e speakers internacionais renomados, especialistas, instituições dos mais variados sectores de actividade. O evento contará também com stands de exposição das maiores agências espaciais do mundo, como a NASA, Agência Espacial Europeia, SANSA, da África do Sul, e KSA, do Quénia.

Com um orçamento global (logística,transporte, comunicação…), para a organização do evento, estimado em cerca de 100 mil dólares americanos, e um potencial de mercado (mercado espacial africano) avaliado em cerca de 19,49 mil milhões de dólares (2021), dados da Space in Africa, apontam que a indústria espacial africana deverá crescer 16,16% para 22,64 mil milhões de dólares até 2026.

A NASA (Agência Espacial dos EUA), a maior agência espacial mundial com um orçamento avaliado em 24,87 mil milhões de dólares (2024),  é um dos expositores da NewSpace África 2024, um evento que visa promover os avanços tecnológicos e as inovações no panorama espacial africano a nível mundial.

Esta plataforma ímpar, criada para que líderes governamentais, industriais, académicos e investidores construam novas conexões e relacionamentos comerciais, a fim de impulsionar a indústria espacial e de satélites africana e, consequentemente, criar mais empregos, bem como novas oportunidades para os jovens.  

Prevê-se que participem do evento, mais de 400 delegados, entre estrangeiros, provenientes de vários países de África, Europa, América e Ásia, bem como nacionais, com destaque para o GGPEN,NASA, ESA, Angola Telecom, ENSA, MSTelcom, GeoVille, Regional Centre for Mapping of Resources for, Development, União Africana, GMES and Africa, SATLANTIS, ArkEdge Space, Airbus, UNITEL, INFRASAT, MAXAR, SANSA, CUBESPACE, SatNav Africa, China Academy of Space Technology, NewSpace Systems.

Durante quatro dias, a conferência apresentará tópicos operacionais sobre políticas, investigação, tendências, perspectivas futuras e todos os segmentos da indústria espacial e de satélites africana.

O resultado esperado da Conferência NewSpace África 2024 é criar colaborações produtivas, fortalecer ainda mais as parcerias existentes para explorar novos mercados e identificar lacunas e desafios que podem impedir o crescimento do ecossistema NewSpace africano, ao mesmo tempo que cria oportunidades para os preencher.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério