Termina esta sexta-feira, 5 de Abril, a III edição do NewSpace África, que reúne em Luanda, desde o dia 2 de Abril, centenas de especialistas da indústria espacial mundial, entre convidados, delegados estrangeiros, nacionais, estudantes, avançou quinta-feira, em Luanda, Gilberto Gomes, porta-voz do evento.
O engenheiro Aeroespacial do Conselho de Investigação e Inovação das Ilhas Maurícias, ZIYAAD SOREEFAN, em entrevista à imprensa, felicitou o nível de organização, debate e participação, r afirmou que o foco do seu país, é o de organizar o primeiro simpósio sobre a indústriaespacial, a decorrer de 18 a 19 de Abril, buscando o reforço e ampliação de parcerias com países mais desenvolvidos.
A representante da empresa Reorbit, Bevania de Melo, afirmou que o evento foi profícuo por permitir às equipas o reforço e aumento de conhecimentos em matérias de tecnologias, por via da interacção com representantes de outros paises e instituições participantes da Conferência.
A directora de comunicação institucional da Angola Telecom, Elsa Pedro, manifestou-se satisfeita com a realização do evento, e referiu que a sua empresa trouxe como grande cartaz o "Conecta Angola" com o GGPEN, INFRASAT, FADCOM, que tem permitido a conectividade das populações que residem em zonas recônditas.
Pou seu turno a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da MS Telecom, Felisberta de Jesus, afirmou que a empresa que dirige, tem apresentado experiências em termos de satélites de comunicação, e nesta edição da NewSpace, trouxe propostas de Pacotes ligados à exploração do ANGOSAT-2 e a venda da transmissão de dados dentro do segmento e capacidades do satélite para outros operadores.
Já o diretor do Centro de Informação Geográfica e Digital da Côte de Ivoire, Fernand Bale, disse que os africanos estão de parabéns e engajados no desenvolvimento espacial, e juntos acredita que com maior e permanente colaboração, formação contínua, os objectivos preconizados serão alcançados.
Já o representante da GMES e África, Thioro Nyang, explicou que a sua equipa está presente na actividade para a partilha de conhecimentos, reforço das relações, tendo como atracção o programa GMES e África que existe há cerca de sete anos.
A NewSpace África (Conferência Espacial de África), conta com a participação de "stands" das maiores agências espaciais do mundo, e decorre de 02 a 05 de Abril.
O evento analisa como a tecnologia pode ser usada para resolver a situação com que África se debate quanto à pobreza.
Fonte: MINTTICS