Durante a visita, a vice-reitora para os Assuntos Académicos e Vida Estudantil, Carla Barbosa, a quem coube a responsabilidade de liderar a visita guiada as instalações, acompanhada pelo vice-reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação, Jesus Baptista, e demais responsáveis da Instituição, mostrou diversas áreas da universidade, com a devida apresentação e explicações à delegação do MINTTICS, relativamente a estrutura, responsabilidades e funcionamentode cada área da universidade.
Dentre outras, a visita incluiu áreas como: laboratórios, auditórios, área de extensão universitária, serviços académicos, tribunal simulacro, rádio UNIAN, projecto de laboratório de televisão, bem como uma breve interacção em auditório com estudantes de comunicação social e de engenharia informática.
Para terminar a visita, em reunião, Carlos Yoba, reitor da Universidade, começou por agradecer a direcção do MINTTICS pelo grande contributo e apoio que têm prestado a sua instituição considerando que é a partir deste apoio que a UNIAN procura contribuir para a oferta de quadros ao país, mas não apenas. Carlos Yoba felicitou também o MINTTICS, pela solicitação da visita, fundamentalmente pela necessidade que há no país na maior valorização das instituições de ensino e dos quadros.
A instituição que dirige manifestou entretanto algumas preocupações/desafios, começando pela questão dos estágios, apoio a pesquisas e ao resultado destas, acesso a internet, bem como ao melhor aproveitamento dos temas ligados a extensão universitária.
Por sua vez, João Demba, director Nacional de Informação e Comunicação Institucional, agradeceu em nome do ministro Mário Oliveira e do Ministério, pela forma como a delegação foi recebida e tratada. Disse ainda, que a visita se enquadra na necessidade de melhor conhecer a realidade da UNIAN, para que desta forma mais facilmente se possa reforçar a relação entre as duas instituições.
João Demba realçou ainda a vontade do MINTTICS de uma parceria entre ambas as partes, a fim de melhor atender as necessidades/prespectivas do ministério, como da UNIAN e dos próprios estudantes.
Em relação ao que teve oportunidade de observar, João Demba, mostrou-se bastante satisfeito, tendo dito haver várias áreas de trabalho ao nivel do relacionamento entre as duas instituições, desde o reforço dos planos curriculares em materiais de especialidade, mecanismos de inserção de estudantes no mercado de trabalho, temas ligados à formação e extensão universitária, temas ligados aos laboratórios, mas também pesquisa.
No final, ficou o compromisso de as duas instituições continuarem os conctatos, dada a necessidade de se definirem áreas de trabalho temáticas, âmbito da pretensão do reforço do relacionamento e entre as duas instituições.
Integrarão a delegação do MINTTICS além do director Nacional de Informação e Comunicação Institucional, João Demba, que a chefiou, chefes de departamento da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional, da Direcção Nacional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, do Centro de Imprensa Aníbal e quadros do sector.
Fundada em 2004, a UNIAN, lecciona entre outras especialidades os cursos de Ciências da Comunicação, Direito, Engenharia de Recursos Naturais e Ambiente, Informática, Electrotécnica e Telecomunicações, Gestão e Marketing.
Fonte: MINTTICS