minttics.gov.ao
MINTTICS
28 Agosto de 2021 | 11h08

MINTTICS PREOCUPADO COM A SEGURANÇA E DEFESA DO CIBERESPAÇO

Deve-se trabalhar em conjunto nas medidas legais e as de cooperação em que o país está bastante empenhado para que se possa alcançar o estado óptimo nacional de protecção e combate contra o cibercrime.

O Executivo reconhece que os desafios da segurança e da defesa do ciberespaço requerem uma abordagem em conjunto, pelo que a cooperação nacional e internacional nos diversos domínios de actuação é de grande importância, defendeu hoje o ministro do MINTTICS, Manuel Homem.

Na sua intervenção durante a abertura do I Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que decorreu no dia 27 de Agosto, em Luanda, no Anfiteatro do ISUTIC, o governante referia-se no âmbito da promoção da confiança e segurança na utilização das redes e serviços de comunicações electrónicas, bem como na protecção dos dados dos cidadãos e das organizações contra ataques cibernéticos.

Para o ministro Manuel Homem, deve-se trabalhar em conjunto nas medidas legais e as de cooperação em que o país está bastante empenhado para que se possa alcançar o estado óptimo nacional de protecção e combate contra o cibercrime.

"Gostaria de destacar, neste contexto, que Angola subscreveu a Convenção da União Africana sobre CiberSegurança e Protecção de Dados Pessoais que visa harmonizar a Legislação dos Estados Africanos Membros no domínio da Segurança cibernética", afirmou.

Manuel Homem adiantou que outras medidas estão a ser tomadas de forma a tornar o trabalho neste campo, mais robusto, nomeadamente, a aprovação e implementação da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e está-se a trabalhar na implementação de um Centro de Resposta a Incidentes Informáticos, que permitirá responder aos incidentes cibernéticos de forma rápida e sistemática.


Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério