minttics.gov.ao
MINTTICS
22 Janeiro de 2024 | 12h01 - Actualizado em 22 Janeiro de 2024

MINTTICS E NASA REFORÇAM SINERGIAS PARA O COMBATE A SECA NO SUL DE ANGOLA

O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse que o sector está engajado em dar continuidade e reforçar o projecto de tecnologia espacial, denominado “sistema de apoio às políticas de combate à seca no sul de Angola”, que estuda este fenómeno natural.

Mário Oliveira fez essa afirmação à imprensa, no final de um encontro de apreciação do projecto, realizado esta segunda-feira, em Luanda, entre a direcção do MINTTCS e a investigadora norte-americana Danielle Wood, na qualidade de parceira de implementação do mesmo.

 Para Mário Oliveira, o projecto foi criado para ajudar a mitigar o impacto da seca no país e vai de encontro com a contribuição das telecomunicações e tecnologias de informação, em todo um ambiente socioeconómico do país.

Para o governante, o projecto, lançado há mais de um ano pelo MINTTICS, é um grande contributo para o desenvolvimento do país.

O mesmo é implementado através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), afecto ao MINTTICS, e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos EUA.

Com um prazo de execução de três anos, é encabeçado pela investigadora norte-americana e directora do Space Enabled Research Group (MIT Media Lab), Danielle Wood, e tem o suporte financeiro da Agência Espacial Norte-americana (NASA), avaliado em 550 mil dólares.

O ministro fez saber que ao longo dos trabalhos realizados, foram produzidos vários mapas de identificação e recolha de um conjunto de informações.

Para o ministro, os estudo e estatística contribuem grandemente para a tomada de decisões mais assertivas. Ao usar esta tecnologia, será possível criar uma base de dados da localidade e do fenómenoque vai permitir decidir e ultrapassar as situações climatéricas naturais que o homem não controla.

Por sua vez, a professora e investigadora da área espacial, Danielle Wood, disse que a reunião serviu para trazer algumas actualizações do projecto, em função dos trabalhos que têm sido desenvolvidos para criar mapas e obter dados e informações sobre o estado da seca em Angola

Referiu que o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), tem estado a utilizar dados para mapear o fenómeno, bem identificar a vulnerabilidade ambiental.

Adiantou que será criado um sistema de informação com o pessoal do GPPEN, no sentido de ajudar na tomada de algumas decisões.

"Já tivemos muitos progressos que permitem determinar, em cada ano, os níveis da seca. Para dar nuances aos trabalhos, neste momento solicitou-se ao MINTTICS, apoio de outros ministérios de interesse, para a obtenção dos dados daquela zona do país”.


Fonte:MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério