O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) anunciou, esta terça-feira, a inauguração, entre Setembro e Outubro de 2023, da Academia de Publicidade.
Esta informação foi prestada pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, durante a assinatura de um protocolo de cooperação entre o MINTTICS e o Festival de Publicidade (FESTIPUB) com o objectivo de valorizar e promover os agentes ligados ao mercado publicitário.
Sem avançar custos inerentes às instalações da Academia de Publicidade, disse que funcionará no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda e na província do Huambo. "O que se prevê é assegurar os quadros que estão no mercado e formá-los do ponto de vista prático, principalmente os oriundos das Universidades”, disse, considerando que a pretensão é expandir a formação para suprir as deficiências de quadros e garantir a robustez do mercado publicitário.
Nuno Caldas Albino informou que o FESTIPUB terá pela primeira vez a participação de empresas estrangeiras de Moçambique e de Cabo Verde, assim como uma ampla participação de estudantes. De acordo com o responsável, a parceria criada representa o reforço da cooperação entre o Executivo e os parceiros sociais, numa óptica de proximidade, inclusão e participação.
Por sua vez, o director Nacional de Publicidade, José Matuta Cuato, referiu que o MINTTICS decidiu associar-se a iniciativa através de apoio institucional, por entender que se reverte de uma grande importância, no contributo para o desenvolvimento do mercado publicitário em Angola, com trocas de experiência, transferência de conhecimentos, debates, bem como a premiação do que melhor se faz no mercado publicitário. O evento, continuou, é também uma forma de manifestar o reconhecimento pela relevância e excelência do trabalho dos publicitários, bem como a sua contribuição para a promoção da concorrência. Disse ainda que o Estado arrecadou o ano passado das empresas de publicidade, em termos de multas e emolumentos, mais 60 milhões de kwanzas.
Por sua vez, o director-Geral do FESTIPUB, Hermenegildo Mariano, que não avançou o número de empresas que vão participar no festival, reiterou que a cooperação é um marco histórico na publicidade no país, por simbolizar uma colaboração profunda e o compromisso mútuo em fortalecer a indústria publicitária, tornando-a globalmente mais competitivas, mais ética e mais sustentável.
Acrescentou que o protocolo é o compromisso com a qualidade, a ética e a inovação, é a uma declaração de que a publicidade em Angola é dinâmica, relevante.
O FESTIPUB é um festival criado com o objectivo de promover e premiar a excelência da criatividade na comunicação empresarial, premiando anunciantes, agências, produtoras e estúdios cujos trabalhos impulsionam, de ano para ano, o mercado publicitário e da comunicação em geral, a nível nacional e internacional.
O FESTIPUB, desde a sua criação em 2021, tem desempenhado um papel fundamental no impulso ao mercado publicitário e da comunicação em Angola.
Fonte: MINTTICS