minttics.gov.ao
MINTTICS
15 Setembro de 2023 | 13h09 - Actualizado em 15 Setembro de 2023

MINISTRO SATISFEITO COM O GRAU DE EXECUÇÃO DOS TRABALHOS DE TELECOMUNICAÇÕES E METEOROLOGIA

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, disse estar satisfeito com o grau de execução dos trabalhos de telecomunicações e meteorologia no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira, no final de uma visita que efectuou ao aeroporto, cujo objectivo centrou-se na constatação e avaliação do grau de execução dos serviços, e meios, voltados às telecomunicações e a meteorologia.

Com uma equipa composta pelos principais intervenientes nas duas áreas (empresas de telecomunicações, INAMET e parceiros), bem como o secretário de Estado para as Telecomunicações, Tecnologias de Informação e quadros seniores do MINTTICS, Mário Oliveira, começou por fazer um briefing com todos os presentes, explicando as razões e objectivos da visita ao aeroporto.

Seguidamente, Mário Oliveira, e a delegação que o acompanhava, visitaram o edifício Operacional Meteorológico que acomoda o Radar Meteorológico, responsável pela geração de todos os produtos e serviços meteorológicos necessários para garantir uma navegação aérea segura, ou seja, a sala de observação meteorológica, de monitoramento meteorológico, dos servidores de recepção dos dados de satélites meteorológicos e das estações aeronáuticas instaladas nas cabeceiras das pistas, bem como as salas de apoio técnico: sistema de energia e UPS.

Na sequência, visitou-se a sala de vigilância meteorológica onde serão elaboradas as previsões aeronáuticas e de tempo, bem como a sala de videoconferência para facilitar a comunicação em tempo real dos vários espaços, salas de serviço e equipas do INAMET no interior do aeroporto, mas não só. Depois, constatou-se o estado da torre de controlo meteorológico onde o Radar banda C está instalado, que dentre outras funções, faz o monitoramento em tempo real e a previsão de tempo em curtíssimo prazo num raio que abrange até as províncias de Cabinda, Malange, Benguela e Oceano Adjacente.

Outro espaço visitado, ainda no âmbito dos serviços de meteorologia no aeroporto, foram os equipamentos instalados no edifício do Centro de Controle Regional, nomeadamente as salas do servidor de comunicação central, do Serviço de Informação Aeronáutica 1 e 2 (AIS, sigla em inglês) e do AIS de aproximação Marítima. A sala de briefing, espaço reservado para o contacto regular entre as tripulações e as equipas de meteorologia aeronáutica, no essencial, para a partilha de informação sintetizada dos planos de voos, que são previsões de tempo no aeroporto de partida, em toda rota a ser feita e no aeroporto de destino.

Ao nível das telecomunicações, Mário Oliveira e a delegação que o acompanhou, puderam constatar os espaços, equipamentos e serviços de telecomunicações já existentes no interior do aeroporto, zona de mobilidade de pessoas. Ao nível da internet e comunicações de voz, a rede móvel em toda a zona do terminal já está operacional, estando em fase bastante avançada os trabalhos para a conclusão integral dos serviços, que segundo o ministro, após receber garantias dos fornecedores "os serviços deverão entrar em fase de testes a partir do início do Mês de Outubro do corrente ano. Neste momento os serviços de comunicações disponibilizados pelos Operadores têm contribuído significativamente para os trabalhos, no geral, que estão a ser desenvolvidos no aeroporto pelas várias equipas de trabalho”. Ainda ao nível das telecomunicações, fez-se uma visita às áreas técnicas - equipamentos, monitorização e controlo, da zona do aeroporto reservada às pessoas e serviços.

Mário Oliveira mostrou-se satisfeito com o que viu "Em termos de telecomunicações e meteorologia não há preocupações. Há no entanto, algum trabalho a ser feito, mas que as equipas que estão em serviço garantiram a finalização dos trabalhos dentro dos prazos previstos. Ao nível das zonas adjacentes ao aeroporto há um trabalho em curso no sentido de reforçar e melhorar a oferta de serviços de comunicações”.



Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério