O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse, hoje, em Luanda, que Angola dispõe de infra-estruturas modernas e robustas de telecomunicações, capazes de responder às necessidades actuais da economia e da sociedade.
A intervenção foi feita durante a abertura oficial da Feira Internacional de Tecnologias, onde destacou os avanços registados desde a liberalização do sector no ano 2000, com o surgimento dos primeiros operadores privados e a aposta clara na formação técnica de quadros nacionais.
Segundo o governante, o país conta hoje com redes de fibra óptica terrestre e submarina que garantem interligação nacional e conectividade com o mundo, além de um programa espacial próprio e infra-estruturas que sustentam o acesso a serviços como banca digital, tele-saúde, educação à distância e uma administração pública em transformação digital.
O evento, que decorre no Centro de Convenções de Talatona, reúne mais de 100 empresas, 180 startups, académicos, representantes de diversos sectores da economia e os principais players do ecossistema das telecomunicações.
Nesta edição, o ANGOTIC está particularmente focado em temas como inteligência artificial e cibersegurança, reforçando o compromisso do país com a inovação e a transformação digital sustentável.