minttics.gov.ao
MINTTICS
30 Junho de 2025 | 07h07 - Actualizado em 30 Junho de 2025

MINISTRO MÁRIO OLIVEIRA DEFENDE USO RESPONSÁVEL DAS REDES SOCIAIS

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, defendeu, esta segunda-feira, o uso responsável e construtivo das redes sociais.

Numa mensagem por ocasião do Dia Internacional das Redes Sociais, que se assinala anualmente no dia 30 de Junho, Mário Oliveira, aproveitou a ocasião para destacar o papel das redes sociais como ferramenta de união social, formação, informação e desenvolvimento.

Na mensagem partilhada na sua página oficial do Facebook, Mário Oliveira entende que as redes sociais devem ser utilizadas como espaços de paz, progresso e afirmação da soberania informativa e digital.

"Celebramos hoje o Dia Mundial das Redes Sociais, um momento oportuno para reflectirmos sobre o impacto destas plataformas na vida dos cidadãos, na governação e na forma como comunicamos em tempo real”, escreveu.

Mário Oliveira disse ainda que as redes sociais se tornaram numa ferramenta essencial para a promoção da liberdade de expressão, inovação e participação cívica.

Em Angola, assinalou, o uso das redes sociais tem vindo a crescer exponencialmente, sobretudo entre os jovens, servindo fundamentalmente como meio de partilha de ideias, valorização da identidade nacional e incentivo ao empreendedorismo digital. No entanto, o ministro aproveitou também a ocasião para advertir que a utilização indevida das redes sociais como veículos de desinformação, incitação ao ódio e ataques à honra de pessoas e instituições deve ser evitada. Defendeu ser responsabilidade partilhada - Governo, sociedade civil, utilizadores e plataformas digitais, assegurar um ambiente virtual saudável, inclusivo e comprometido com o bem comum.

Mário Oliveira reafirmou igualmente o empenho do Ministério na modernização das infraestruturas de comunicação, na promoção da literacia digital e no fortalecimento de uma comunicação social plural, forte e baseada na verdade.

Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério