minttics.gov.ao
MINTTICS
26 Março de 2024 | 17h03 - Actualizado em 26 Março de 2024

MINISTRO DESTACA DESAFIOS DA ANGOLA TELECOM NA COBERTURA DOS SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO

O ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse esta terça-feira, em Luanda, que a Angola Telecom tem desafios muito importantes na cobertura dos serviços de comunicação electrónica e no incentivo ao aumento da literacia digital em Angola.

O governante fez estas declarações durante a cerimónia de tomada de posse do Conselho de Administração da Angola Telecom, que tem como Presidente do Conselho de Administração, Adilson Miguel dos Santos.

A empresa joga um papel preponderante na modernização do Estado angolano e das suas instituições, servindo de base para o fornecimento de serviços as diferentes indústrias e academias, disse o ministro.

Quanto a suas responsabilidades, Mário Oliveira, disse ser transversal para todos os subsectores da economia nacional, uma vez que passa pelo fornecimento de serviços de suporte à economia, por via das infra-estruturas de telecomunicações que gere.

"Um país sem uma academia robusta, é um país que não se desenvolve e uma academia que não tiver um suporte de telecomunicações robusto, também é uma academia que não poderá estar ao serviço do país", disse.

Mário Oliveira afirmou que está em execução um conjunto de projectos que vão alavancar os serviços fornecidos pela instituição, no sentido de expandi-la e reforçar a sua presença em todo o território nacional.

Para o ministro, a expansão em todo o território nacional dos serviços da ANGOLA TELECOM é um dos objectivos deste Conselhode Administração, já que as infra-estruturas os seus serviços deverão chegar a todos os pontos do país, bem como aos Operadores.

Mário de Oliveira valorizou o capital humano da instituição, tendo-o desafiado a colocar ao serviço da empresa no contexto não apenas local, mas regional e não só. 


Por sua vez, o PCA da Angola Telecom, Adilson Miguel dos Santos, destacou a necessidade de melhoria do indicador corporativo, reestruturação da empresa e a promoção da aceleração digital, com a ascensão da banda larga, assim como a melhoria das condições sociais do capital humano.

Quanto à expansão dos serviços em todo o território nacional, Adilson dos Santos avançou que os trabalhos poderão começar este ano, e terão uma duração de dois anos.

Disse que o objectivo é melhorar as infra-estruturas existentes e estender mais de dois mil quilómetros de fibra óptica com uma capacidade de banda larga duas vezes superior da actual.

"Temos de continuar a ser o braço tecnológico das infra-estruturas do país e promover a banda larga, uma vez que, com esta, o acesso à informação será maior”, adiantou.

Ao nível região austral, o PCA disse haver já mercado, tendo citado a República Democrática do Congo, da Namíbia e da Zâmbia como grandes potenciais.

Para além de Adilson Miguel dos Santos, foram empossados os administradores António Mascarenhas, Yuri da Silva, Roque Dinis e Inocência dos Santos.

A cerimónia contou com a presenças dos secretários de Estado para as Telecomunicações, Tecnologias de Informação e para a Comunicação Social, bem como de Altos Responsáveis do Ministério das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério