minttics.gov.ao
MINTTICS
17 Outubro de 2023 | 17h10 - Actualizado em 17 Outubro de 2023

MINISTRO CONSIDERA EXEMPLO DE BRAVURA SEGUNDO LUGAR DO MUNDIAL DE ROBÓTICA

A equipa angolana que alcançou o segundo lugar no Campeonato Mundial de Robótica realizado de 6 a 11 de Outubro, em Singapura, foi encorajada esta terça-feira, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, em cerimónia de reconhecimento e boas-vindas.

Os jovens da equipa angolana de robótica que conquistou o segundo lugar no Campeonato Mundial de Robótica, foram designados no acto como embaixadores do Programa Espacial Nacional.
Segundo Mário Oliveira, a inserção dos respectivos jovens no Programa Espacial Nacional poderá constituir-se numa contribuição valiosa para este sector dada as capacidades dos mesmos, e ao mesmo tempo, reforçar as competências e conhecimentos desses em matéria da indústria espacial. 

Ao intervir no acto de recepção da equipa de robótica, o ministro considerou a conquista do segundo lugar da equipa angolana como exemplo de bravura da juventude angolana. "A medalha que vocês jovens trazem ao país constitui-se num símbolo para Angola, demonstrando que o nosso país tem futuro”, destacou.

Para além de serem embaixadores do Programa Espacial Nacional, o ministro Mário Oliveira assegurou que os jovens vão beneficiar de uma bolsa de formação no Centro de Formação do ITEL (CEFITEL) , bem como espaço e meios de trabalho no Digital AO, para que possam desenvolver e promover mais e melhor os seus trabalhos.

Na ocasião, o ministro augurou um futuro brilhante para os jovens, desejando que a dedicação demonstrada pela equipa se constitua numa "lanterna” para os outros que também queiram abraçar a ciência da programação robótica.

Composta por seis  jovens, a equipa angolana somou 215 pontos para conquistar o segundo lugar da competição mundial, num universo de 191 países.

A participação da equipa nacional no Campeonato Mundial de Robótica foi organizada pela Angola Robótica e Tecnologia (AROTEC), responsável por fazer o Campeonato Nacional de robótica.

A equipa angolana, treinada por Cristovão Cacombe, CEO da AROTEC, é composta pelos estudantes Luís da Silva (13ª classe em máquinas e motores), Clevânio Clemente (13ª classe em máquinas e motores), Joaquim Júnior (finalista do ITEL, curso de electrónica e telecomunicação), Edmilson Marques (13ª classe - curso máquinas e motores) e Marcos Manuel (13ª classe - electrónica industrial e automação).

Para a conquista do 2° lugar, a equipa nacional focou-se na construção de robôs para o ensino e no cumprimento das tarefas sobre o tema Hydrogens Horizons (horizontes de hidrogénio), para incentivar a inovação e soluções para energias limpas e renováveis.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério