Os desafios da competitividade global exigem das organizações e dos estados do século XXI mais preparação, mais capacidade de interação para atender as diferentes necessidades e desejos das populações. É neste contexto que o Executivo realizou hoje, 18 de Julho, a 21ª edição das Sessões Temáticas, promovida pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM).
A Sessão Temática (21ª), centrou-se no tema "Projecto de Aceleração da Diversidade da Economia e Criação de Emprego”, apresentado pelo Secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Emanuel dos Santos, que na ocasião disse que a nível interno, considerou-se a integração de políticas e programas dos diversos sectores, assegurando que o PDN 2023 - 2027 adoptou uma perspectiva nacional, sectorial e transversal, tendo apontado o Corredor do Lobito com uma extensão de 1.344 km de comboio, e que cruza várias províncias como uma plataforma que deverá facilitar a transportação de bens e serviços em vários pontos do país, como a principal razão para a criação do programa "Diversifica Mais”.
"A volta do Corredor do Lobito existem várias infra-estruturas e outras irão surgir, onde se evidenciam o Polo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela, Caála, Portos de Águas Profundas de Benguela”
Sobre o Diversifica Mais, o responsável referiu-se como essencial para a implementação do PDN 2023 – 2027, sendo que o seu impacto deverá cingir-se directamente em dois pilares fundamentais: a) Segurança alimentar; a) Capital humano.
Ao longo da sua abordagem Ivan dos Santos, disse que espera-se com o Diversifica Mais, o aumento da oferta de emprego bem como dos bens e serviços fundamentais as populações, não apenas de Angola, mas também dos países fronteiriços.
"Com o Diversifica Mais, além de outras, espera-se reduzir em 20% o tempo para o desalfandegamento de bens e serviços, bem como beneficiar cerca de 12 mil empresas”.
Quanto a produção, o secretário de Estado realçou que o Diversifica Mais está alinhado com o apoio a produção, diversificação das exportações e substituição de importações e visa fundamentalmente a melhoria do ambiente dos negócios, oferta de produtos de bens, acesso aos financiamentos e investimentos, bem como conseguir garantir infraestruturas produtivas através de Parcerias Públicas Privadas.
No final falou sobre o trabalho que está a ser feito para reforçar as capacidades das micro e pequenas empresas, bem como facilitar o acesso a investimentos. Falou ainda do trabalho em curso no âmbito do Diversifica Mais, que irá acelerar e facilitar o Comércio Externo Transfronteiriço, tendo apontado a criação da Janela Única do Comércio Externo, que irá facilitar a interacção entre os vários Players, bem como as acções que visam facilitar o processo de criação e constituição de empresas.
Já Nuno Albino, afirmou que este exercício de informação, esclarecimento e interacção com os jornalistas e a população, sobre os programas do Executivo inscritos no PDN irão continuar e tem se apresentado numa plataforma preferencial para prestar informação a sociedade em geral em relação a planificação, o que já foi feito, o que está a ser feito, e o que deverá ser feito nos próximos tempos.
Fonte: MINTTICS