minttics.gov.ao
 
MINTTICS
25 Outubro de 2023 | 13h10 - Actualizado em 25 Outubro de 2023

MERCADO PUBLICITÁRIO MOVIMENTA MAIS DE 500 MILHÕES DE KWANZAS EM 2022

O director Nacional para a Publicidade, José Matuta Cuato, disse ontem, em Luanda, que o mercado publicitário gerou mais de 500 milhões de kwanzas em 2022 e criou cerca de 500 postos de trabalhos directos, números considerados animadores e com perspectivas de subida nos próximos tempos.

O responsável que falava na abertura da 3ª Edição do Festival de Publicidade 2023 (FESTIPUB), disse que para se alcançar esses números, no âmbito do processo Simplifica, a Direcção Nacional de Publicidade criou um Portal que possibilita a realização do registo das empresas do sector da publicidade em menos de 48 horas. "Com recurso a um telefone, tablet ou computador, é possível ter o registo de empresas que operam no mercado publicitário de forma simples, rápida e com recurso a intervenção humana mínima".

José Matuta Cuato salientou que actuam no país cerca 500 empresas de publicidade, entretanto denunciou que há ainda muitas empresas que actuam de forma ilegal. "Nem todas as agências de publicidade estão registadas, sendo que na nossa base de dados temos registadas 459 agências entre produtoras e concessionárias de publicidade”, disse.

Em relação ao mercado de publicidade, José Matuta Cuato disse ser de extrema importância para a dinamização da economia pelo facto de a publicidade promover a concorrência dos produtos e serviços, além de que, o sector tem contribuído para a criação de postos de trabalho, assim como para o incentivo à produção nacional.

José Matuta Cuato, referiu que têm sido realizadas diversas formações para tornar as empresas mais competitivas e, deste modo, concorrer com outros países, destacando que na presente edição do FESTIPUB estão a participar empresas moçambicanas, cabo-verdianas. O Estado continua a ser o maior investigador publicitário, mas actualmente as empresas de telecomunicações, a banca, têm investido muito em publicidade.

Por sua vez, o secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, ao proceder abertura do FESTIPUB, sublinhou que a indústria da publicidade e marketing tem conquistado o seu espaço no contexto mundial e empresarial. "A iniciativa (FESTIPUB) tem relevado a importância da publicidade no panorama económico, salientando a capacidade de conectar empresas, consumidores, estimular os mercados e sectores”, explicou. De acordo com o responsável, o FESTIPUB foi criado com o objectivo de promover e premiar a criatividade, inovação e o talento no mercado publicitário e da comunicação, destacando o trabalho dos anunciantes, agências, produtores e prestadores de serviços.

O Festival de Publicidade FESTIPUB nasceu para promover a excelência da criatividade na comunicação empresarial, premiando agências, anunciantes, estúdios e produtoras cujos trabalhos impulsionam de ano para ano o mercado publicitário e da comunicação em geral, a nível nacional e internacional.

 

Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério