minttics.gov.ao
MINTTICS
27 Janeiro de 2022 | 19h01

MEDIATECA REI NGOLA KILUANJI ABERTA AO PÚBLICO

Infra-estrutura congrega em um único espaço saber diversificado e moderno, tecnologia, capacitação e lazer, promoção empresarial, bem como inclusão social.

Foi inaugurada, esta quarta-feira, 26 de Janeiro, a Mediateca Rei Ngola Kiluanji. Iniciada em 2014, a construção da infra-estrutura que congrega em um único espaço saber diversificado e moderno, tecnologia, capacitação e lazer, promoção empresarial, bem como inclusão social, faz parte de um programa do Executivo angolano que visa construir uma Mediateca em cada província do país. 


O corte da fita inaugural coube ao ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, em representação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que na sua intervenção ressaltou que, com a inauguração em Malanje, o país já conta com 10 mediatecas fixas, além de 6 mediatecas de proximidades, tendo garantido, na ocasião, que em tempo útil todas as províncias serão beneficiadas. 


Segundo ainda Manuel Homem, apesar dos registos estatísticos indicarem que as várias Mediatecas existentes no país, em geral, sejam grandemente frequentadas por adolescentes e jovens, também as crianças, os adultos e os idosos, nas mais variadas províncias do país, podem, certamente, usufruir de uma infra-estrutura riquíssima, que oferece diversas funcionalidades para os mais variados objectivos, quer individuais como colectivos, capazes de atender, as necessidades das populações. 


O ministro Manuel Homem, que se fez acompanhar na sua deslocação a Província de Malanje, de Directores Nacionais do sector que dirige, disse ainda que a mediateca, não oferece apenas produtos e serviços para os indivíduos de forma singular. As instituições, principalmente as instituições de ensino, nos mais variados subsistemas, podem ter nesta Mediateca, uma excelente infra-estrutura de apoio à pesquisa e a extensão universitária, que de alguma forma, poderão contribuir para o enriquecimento quer da oferta formativa dessas instituições de ensino, como da melhor e maior capacitação e preparação dos alunos. 


Já o Governador Provincial de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos "Kwata Kanawa” considerou na sua intervenção "ser mais um passo vital no processo de inclusão digital e oportunidade para a criação de novos postos de trabalho, embora em número reduzido”. Para o governante a Mediateca Rei Ngola Kiluanji "vem também agregar valor à comunidade estudantil e académica da nossa província”. Segundo ainda o governador provincial "na história de Angola existem nomes que pelo seu contributo na luta pela independência do nosso país marcaram a nossa memória colectiva como é o caso do Rei Ngola Kiluanji. Assim, consultas feitas a vários níveis motivaram o Governo da Província de Malanje a homenagear este iminente nacionalista atribuindo o seu nome a esta mediateca como forma de perpetuá-lo de geração me geração. 


Orçada em cerca de dois pontos mil milhões e oitocentos, a Mediateca Rei Ngola Kiluanji está situada na cidade de Malanje, província de Malanje, rua Afonso de Albuquerque e tem a capacidade para albergar 1200 utentes em simultâneo. A instituição dispõe de um parque tecnológico de mais de 200 equipamentos electrónicos, meios informáticos e multimédia e um acervo com capacidade para sete mil exemplares. O majestoso edifício de 2.613 m2 de área bruta foi concebido como um espaço dinâmico e vivo.




Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério