minttics.gov.ao
MINTTICS
15 Outubro de 2024 | 16h10 - Actualizado em 15 Outubro de 2024

MAIS ACESSO AOS SERVIÇOS DE TIC E A INFORMAÇÃO

A melhoria das infra-estruturas de Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social continuará a ser uma aposta do Executivo, tornando-as cada vez mais robustas, capazes de cobrir e servir todo o território nacional, incluindo a implementação, para breve, do projecto da rede nacional de banda larga. Todo esse esforço para garantir o acesso generalizado as TIC e a informação.

Durante a Mensagem sobre o Estado da Nação, nesta terça-feira, na Assembleia Nacional, o Presidente da República, João Lourenço, garantiu que estas infra-estruturas ocupam um espaço importante, considerando que, no mundo de hoje, já ninguém vive sem elas.

"Temos, por isso, trabalhado para assegurar a disponibilidade de telecomunicações, tanto para as pessoas como para as empresas.  O Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação foi actualizado e estamos a desenvolver os testes finais para a implementação do roaming nacional”, assegurou.

Desta aposta, referiu o Presidente, faz parte o projecto "Conecta Angola” que, através dos recursos tecnológicos do satélite Angosat-2, permitiu o aumento da disponibilidade de acesso à Internet em zonas de difícil acesso.

Este serviço já abrangeu cerca de 366.000 (trezentas e sessenta e seis mil) pessoas de zonas remotas em 13 províncias do País, constituindo-se num importante contributo para garantir que todas as regiões do território nacional estejam conectadas.

Diante dos parlamentares, o Presidente João Lourenço avançou que houve aumento do número de subscritores de telefonia móvel, actualmente fixado em 25.744.000 (vinte e cinco milhões, setecentos e quarenta e quatro mil), e de usuários de Internet, em 11.139.000 (onze milhões, cento e trinta e nove mil).

De igual modo, referiu, a recente inauguração e início de funcionamento do Centro de Formação de Jornalistas do Huambo, a expansão do canal TPA Notícias, bem como os trabalhos em curso para implementar o programa de modernização tecnológica e expansão do sinal da Rádio Nacional de Angola constituem-se em contributos para que a comunicação social desempenhe o seu papel.

"A comunicação social continua a desempenhar o seu papel de formar, informar e entreter os cidadãos. A contínua formação dos jornalistas é crucial para que tenhamos uma comunicação social cada vez mais à altura dos desafios e dos anseios dos cidadãos”, disse o Presidente João Lourenço.


Fonte: MINTTICS




Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério