O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, reuniu, nesta quinta-feira, no Palácio das Telecomunicações, com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) e os presidentes dos Conselhos de Administração das empresas públicas do sector, para discutir o processo de actualização salarial e progressão de carreiras dos profissionais da Comunicação Social pública.
Além do incremento salarial, o Executivo deliberou a progressão de carreiras a partir de Janeiro de 2026, representando mais 31%. No total, o pacote pode alcançar 58% de aumento até o próximo ano, podendo, em alguns casos, chegar a 70% ou 75%.
Em declarações à imprensa, Nuno Caldas Albino realçou que o objectivo do Executivo é valorizar o capital humano, tendo, ainda, destacado programas de modernização dos órgãos públicos de Comunicação Social, melhoria das condições de trabalho e medidas sociais como a Caixa de Providência Social, que já dispõe de um centro médico para atender os trabalhadores e familiares.
Apesar de o sindicato ter agendado uma assembleia para discutir a possibilidade de greve, o Secretário de Estado para a Comunicação Social sublinhou que a proposta apresentada pelo Executivo se enquadra nas reais capacidades do Estado, garantindo a continuidade do diálogo com os representantes da classe.
"Este encontro reflecte, sobretudo, a posturo de diálogo, interação e proximidade entre o Governo angolano e os seus parceiros”, disse.