Durante a Sessão, o ministro Mário de Oliveira destacou que a distinção atribuída a João Lourenço, pela União Africana é um reconhecimento aos esforços de Angola na liderança da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), promovendo a paz, o diálogo e a estabilidade em África. Mário Oliveira, salientou que as iniciativas do Presidente João Lourenço são essenciais para consolidar a paz e a coesão social a nível nacional, regional e continental.
Já Miguel Domingos Bembe, embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e da UNECA, abordou os desafios impostos pelo terrorismo nas cinco regiões do continente. Bembe, frisou que o Presidente Lourenço tem sido proactivo em convencer e promover desáfios internacionais e participação activa nas Sessões das Nações Unidas, demonstrando os esforços regionais, especialmente em relação à República Centro-Africana.
O embaixador destacou também que o Presidente João Lourenço prioriza parcerias no sector de infraestrutura em África, explorando a criação de corredores entre a África Austral e Central. Um dos destaques da Sessão, além de outros, foi o Fórum "PAN-AFRICANO" para a cultura da paz e não-violência em África, designada Bienal de Luanda, um evento internacional organizado pelo Governo angolano, apoiado pela União Africana e UNESCO. Este fórum serve como uma plataforma de cooperação para o desenvolvimento de estratégias contra a violência e conflitos, promove boas práticas para a paz e o desenvolvimento sustentável do continente.
A sessão contou com a presença do secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, embaixadores, diretores nacionais, responsáveis de órgãos de comunicação social, académicos, reforçando o compromisso de Angola com a paz e a reconciliação em África.
Fonte: MINTTICS