minttics.gov.ao
MINTTICS
24 Maio de 2022 | 13h05 - Actualizado em 16 Maio de 2022

ITEL REALIZA FEIRA TECNOLOGICA

A Décima terceira Feira Tecnologia designada FITITEL promovida pelo ITEL foi aberta com projectos tecnológicos de estudantes e empresas

A 13ª edição da Fititel - Feira de Inovação Tecnológica do Instituto Médio de Telecomunicações (ITEL) – decorre desde segunda-feira, 16 de Maio até ao dia 18 do mesmo mês, no ITEL, em Luanda. Dentre as várias actividades e acções que compõem o programa da Feira, edição 2022, destaque para os alunos desse instituto que irão expor os seus trabalhos e invenções com recurso as TIC, desenvolvidos ao longo do presente ano lectivo.

Sob o lema: "TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL", a FITTEL foi aberta pelo secretário de Estado para as Telecomunicações, Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, em representação do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, e contou ainda com a presença do secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José, altos responsáveis do ITEL, do MINTTICS e de órgãos tutelados, além da participação de cerca de 100 expositores, entre alunos e instituições parceiras.

Na sua intervenção de abertura da feira, Mário Oliveira, disse que o trabalho desenvolvido pelo ITEL tem resultado na criação e desenvolvimento de projectos tecnológicos que têm impactado grandemente o país, onde a contribuição dos alunos tem se apresentado crucial.
"A pandemia da Covid-19 veio destacar a importância das TIC a nível do mundo e do país em geral, bem como reforçar e valorizar o investimento do Estado angolano no sector, nos últimos anos", frisou.

A Feira tem como objectivo criar oportunidades para que os estudantes apresentem os seus projectos à comunidade, bem como concorrer à diversos prémios. O evento serve também como estímulo ao desenvolvimento do espírito inovador e empreendedor dos alunos.

Por sua vez, Gildo Matias José, realçou as duas vocações que o ensino tem, primeiro, qualificar o cidadão e, seguidamente, fazer com que por via da qualificação, o cidadão possa ter a capacidade de responder aos desafios e problemas da sociedade.

Gildo Matias lançou um desafio ao ITEL, para manter firme o seu percurso impecável, não só de realização de feiras, mas também continuar a criar soluções tecnológicas que tornem possível a valorização do ensino, o apoio as indústrias, criando assim caminhos desejáveis para todos.

Já o Director do ITEL, Cláudio Gonçalves, enfatizou o desejo de alcance de resultados positivos com a realização do evento. "A feira é um espaço no qual os nossos estudantes colocam em evidências as capacidades e qualidades de tudo que aprendem ao longo da formação”, avançou, para referir que a FITITEL, além de outras, visa promover uma aproximação entre o sector da educação e as empresas.

Por exemplo, o Portal "Itel Vagas” do Instituto de Telecomunicações (ITEL) permitiu que mais de 500 alunos pudessem estagiar em diversas empresas, sendo que, até ao momento, cerca de 10 por cento destes estagiários, foi contratado. O Portal foi criado há um ano e tem como objectivo facilitar o processo de inserção dos alunos no mercado de trabalho, disse o director do ITEL.

O responsável, que falava na abertura da 13ª edição da feira de Telecomunicações e Inovação (FITITEL), referiu ainda que o Portal "Itel vagas" foi desenvolvido pelo Centro de Competências do ITEL, e actualmente conta com 324 alunos e 25 empresas cadastrados. Para fazer parte do portal, os alunos, as empresas, devem fazer a inscrição no portal.

Dos trabalhos expostos pelos alunos, destaque para Francisco Costa da 13ª classe do curso de Electrónica e Telecomunicações que expôs um sistema de acesso por reconhecimento facial.
Destaque ainda para Adriano Alves e Sebastião Simão, estudantes da 13ª classe do curso de Sistema Multimédia, que tornaram público um aplicativo de telefone, capaz de criar experiências do consumidor com o produtos da Nestle.

Não passou despercebido também, a dupla Tiago Mabango e Osvaldo Francisco, que criou um sistema que facilita a gestão de "placas", ou seja, capaz de catalogar, monitorar grupos de indivíduos e ou profissionais informais, como é o caso dos taxistas.

Durante três dias, os expositores da feira anual, realizada no âmbito das comemorações do 17 de Maio, dia das Telecomunicações e Sociedade da Informação, serão apresentados diversos projectos de produtos e serviços tecnológicos.

Como é praxe, no final da feira, os melhores trabalhos expostos pelos alunos serão premiados.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério