minttics.gov.ao
MINTTICS
01 Novembro de 2023 | 13h11 - Actualizado em 01 Novembro de 2023

INFOSI INSTALA PONTOS GRATUITOSDE INTERNET EM SAURIMO

Dois pontos de acesso gratuito à internet “em banda larga” foram instalados no município de Saurimo, província da Lunda Sul, no âmbito do programa “Angola Online”, do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI).

Trata-se dos pontos instalados no jardim cívico, junto ao Governo Provincial da Lunda Sul e no jardim 28 de Maio.

O projecto, uma iniciativa do INFOSI, organismo público tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, visa promover o desenvolvimento da sociedade da informação em Angola.

O director-geral do INFOSI, André Pedro, que falava sobre o projecto, disse que um dos principais objectivos da instalação destes pontos é a massificação e inclusão digital da população da região no acesso à internet grátis.

Sublinhou ainda que a instalação dos pontos de internet tem a ver com os objectivos da instituição, que é de garantir o acesso gratuito às cidades, com realce para os estudantes e outros cidadãos que têm possibilidades económicas para o uso da internet.

Fez saber que actualmente o INFOSI já instalou 135 pontos gratuitos de internet a nível de todo país, mas prevê-se, para os próximos meses, cobrir os 164 municípios, realçando que a intenção é instalar, a médio prazo, cinco pontos de internet em cada província.

Disse que, atendendo o número crescente de população de Saurimo, nos próximos dias serão instalados mais três pontos de internet, para atender de forma eficiente a população e potenciar jovens tecnologicamente, bem como aumentar a literacia digital na circunscrição.

O projecto "Angola Online” tem a capacidade de actuação num raio de 400 metros de distância e tem limites de usuário de 300 pessoas dia.

Testemunharam o acto, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Mendes Gaspar, Administrador municipal de Saurimo bem como o administrador executivo da Angola Telecom.

Fonte: MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério