minttics.gov.ao
MINTTICS
10 Maio de 2022 | 11h05 - Actualizado em 10 Maio de 2022

IMPRENSA RECEBE INFORMAÇÕES SOBRE O FÓRUM DE TELECOMUNICAÇÕES E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO “ANGOLA TECH FÓRUM 2022”

É nesta senda, que União Internacional das Telecomunicações celebra o 17 de Maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação, sob o lema “Tecnologias digitais para o envelhecimento saudável", o lema, enfatiza a conscientização sobre o importante papel das TIC no apoio às pessoas para que se mantenham saudáveis, conectadas e independentes, física, emocional e financeiramente.

O fórum denominado "Angola Tech Hub Forum 2022” será realizado em Luanda no dia 17 de Maio, e prevê abordar questões em torno do potencial e desenvolvimento das tecnologias de informações (TIC) para as novas soluções de negócios, no âmbito da diversificação da economia.
O Fórum, é uma co-organização, Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação (MINTTICS) e pela ITA (Internet Technologies Angola) e insere-se na assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo em 1865.
Em conferência de imprensa, o director Nacional das Telecomunicacões, Tecnologias de Informação do MINTTICS, Matias Borges, referiu que os 200 convidados, individualidades e instituições, entre nacionais e estrangeiros, irão analisar questões pertinentes sobre o empreendedorismo digital enquanto elemento fomentador da diversificação da economia, inovação, bem como diversificação da economia, e o empreededorismo digital e seus desafios.
”O papel das tecnologias digitais no desenvolvimento sustentável, os desafios e oportunidades dos avanços tecnológicos no contexto da economia, estarão em debate no fórum”, explicou Matias Borges.
Por sua vez, o director-geral da ITA, Francisco Pinto Leite, reiterou a intenção de continuar a ser um parceiro do estado para o desenvolvimento das tecnologias no país, tendo lembrado que o ITA está em Angola há 16 anos como operador de telecomunicações a investir em infra-estruturas robustas e apostando no alastramento de redes de fibra óptica, na construção de datacenter, entre outros.
"Estamos alinhados com aquilo que é a estratégia do governo de transformação de Angola enquanto líder em tecnologias de comunicação e informação em África”, referiu Pinto Leite, adiantando ser pretensão do ITA, cobrir o território nacional, estando actualmente a estender a rede de fibra óptica as zonas fronteiriças, destacando-se a chegada da fibra óptica na localidade do Nóqui, província do Zaire.
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD) é comemorado anualmente aos 17 dias do mês de Maio, desde o ano de 1969 e visa marcar a fundação da ITU e a assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo em 1865.
Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério