Localizado no distrito urbano de Talatona, o Parque Tecnológico da Huawei, orçado em mais de 60 milhões de dólares, prevê a capacitar mais de Dez mil cidadãos. O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse na ocasião, que "o Parque Tecnológico da Huawei, hoje inaugurado, está equipado com tecnologia de última geração que vai possibilitar a formação com qualidade de padrão internacional".
O ministro, que discursava no evento de inauguração, disse ainda que a infraestrutura irá formar também quadros oriundos de países do continente africano, em particular da região da SADC, tendo em conta as potencialidades tecnológicas instaladas no Parque". Com a inauguração desta infraestruturas, a juventude tem a sua disposição mais uma oportunidade de superação e formação profissional de nível mundial.
De acordo com o ministro, o sector das TIC's tem apostado fortemente na formação de jovens na área das Telecomunicações, Tecnologias de Informação, Meteorologia, e mais recentemente na área de Engenharia Espacial, com frutos visíveis e de fácil constatação, onde se destaca a presença de quadros angolanos nos grupos de trabalho da SADC, em que Angola lidera a Equipa técnica da operacionalização de um sistema de partilha de satélites da SADC e responde pelos países da região junto da União Internacional das Telecomunicações em matéria espaciais.
Estiverem presentes no evento de inauguração do Parque Tecnológico da Huawei Angola, membros do Executivo angolano, diplomatas chineses, altos responsáveis da Huawei, quadros seniores do MINTTICS e convidados.
Fonte: MINTTICS