minttics.gov.ao
MINTTICS
18 Novembro de 2022 | 15h11 - Actualizado em 18 Novembro de 2022 | 15h05

GOVERNO PREPARA-SE PARA COMERCIALIZAR SERVIÇOS DO ANGOSAT-2

O ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, afirmou, esta sexta-feira, no Lubango, província da Huíla, estar-se a trabalhar na preparação da comercialização dos serviços do ANGOSAT-2

O ANGOSAT-2 tem uma capacidade de transmissão sete vezes maior que a do  ANGOSAT-1, que tinha 16 retransmissores na Banda C e seis na Banda KU.

Com 15 anos de tempo de vida útil, o ANGOPST-2 tem ainda seis "transponders” na Banda C, 24 na Banda KU e, como novidade, um retransmissor na Banda KA.

Trata-se de um satélite de Alta Taxa de Transmissão (HTS), com peso total de duas toneladas, preparado para disponibilizar 13 gigabytes em cada região iluminada (zonas de alcance do sinal do satélite).

O satélite  vai cobrir o continente africano, com maior ênfase para a região sul, e parte significativa do sul da Europa.

Segundo o ministro, que falava à imprensa após a inauguração da estação automatizada de medição dos parâmetros meteorológicos em altitude denominada "ROBOTSONDA”, no aeroporto da Mukanka, se está em fase de teste e dentro de dias começar-se-á a disponibilizar os seus serviços aos clientes.

O ministro declarou que o satélite está a funcionar normalmente conforme foi concebido e a preparar-se para a instalação de sites remotos em algumas províncias do país, ainda neste âmbito.

O ANGOPT-2, conforme o governante, é acompanhado e operacionalizado a partir do Centro de monitorização de satélites, instalado na Funda (Luanda) que já está em funcionamento.

Mário Oliveira revelou que o primeiro a beneficiar do satélite será a telemedicina e a Huíla será uma das primeiras, com particular realce para o Hospital Central do Lubango e outros três municípios para suprir a carência de especialistas, através da comunicação com unidades de referência.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério