minttics.gov.ao
MINTTICS
26 Novembro de 2025 | 13h12 - Actualizado em 26 Novembro de 2025

GOVERNO DESTACA PAPEL ESTRATÉGICO DOS DATA CENTERS PARA TRANSFORMAR ANGOLA EM REFERÊNCIA REGIONAL NAS TIC

O Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Buta João, afirmou esta quarta-feira, 26 de Novembro de 2025, que o fortalecimento do ecossistema nacional de Data Centers é determinante para reforçar o posicionamento de Angola como uma referência regional no sector das telecomunicações, tecnologias de informação e da transformação digital.

Ao discursar na abertura da 1.º edição do workshop sobre "estrutura de Data Centers em Angola”, realizado e promovido pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), dedicado ao desenvolvimento e expansão das centrais de dados no país, Ângelo Buta João, sublinhou que os Data Centers são "pilares fundamentais da soberania tecnológica nacional”, indispensáveis para o avanço da cibersegurança, a partilha e protecção de dados e a integridade dos sistemas digitais que suportam a economia nacional.
 
Ângelo João disse que o Executivo tem reforçado o compromisso com a diversificação económica, definindo metas ambiciosas para o sector das tecnologias de informação. Entre as medidas já implementadas, apontou a certificação de Data Centers privados, parcerias com polos industriais, a entrada em funcionamento de infra-estruturas de nível T3, e a inclusão de novos projectos no portfólio nacional apresentado e aprovado durante a realização da terceira Cimeira sobre o Financiamento de Infraestruturas, realizada recentemente em Luanda no quadro da presidência rotativa da República de Angola na União Africana.
 
Mas apesar dos avanços já registrados, o secretário de Estado reconheceu também que o país continua a enfrentar desafios estruturais no ecossistema digital, que devem ser convertidos em oportunidades de crescimento. Defendeu, por isso, o reforço das parcerias público-privadas, a promoção da partilha de conhecimento e a criação de mecanismos que garantam um ambiente tecnológico mais estável, sustentável e atractivo para novos investimentos. Apelou igualmente à definição de políticas que favoreçam a troca de tráfego nacional, aumentem a confiança dos utilizadores e ampliem o fluxo de tráfego terrestre e transfronteiriço.
 
Já André Pedro, director-geral do INFOSI, destacou na sua intervenção o papel estratégico do domínio .AO, considerando-o um símbolo de soberania digital e de consolidação da infraestrutura tecnológica do país.
 
O evento que reuniu políticos, responsáveis, líderes e quadros seniores de operadores das TIC que compõem o ecossistema das Telecomunicações, Tecnologias de Informação do país, encerrou com a entrega de troféus e reconhecimento aos operadores que através das suas contribuições têm apoiado o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Comunicações (FADCOM) na implementação e massificação de projectos de telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação (TIC), essenciais para o acesso universal aos serviços de telecomunicações.
 
O domínio .AO, gerido pelo INFOSI, entidade tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social continua a ser apontado como um instrumento-chave para o reforço da identidade digital e da autonomia tecnológica de Angola.

Fonte; MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério