minttics.gov.ao
MINTTICS
20 Março de 2025 | 17h03 - Actualizado em 20 Março de 2025

GGPEN REFORÇA PARCERIA COM AGÊNCIA ESPACIAL SUL AFRICANA

O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Miguel Buta João, presenciou nesta quinta-feira 20, em Luanda, um acordo de trabalho entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e Agência Espacial Nacional Sul-Africana (SANSA), que visa a troca de experiência e aquisição de produtos e serviços relacionados ao Programa Espacial Nacional dos dois países.

Ângelo Miguel Buta João, disse na sua intervenção que Angola mostra-se disponível para trabalhar intensamente na busca de experiência de outros no mundo espacial, tendo destacado que a exploração do satélite de telecomunicações ANGOSAT 2 por parte da África do Sul, reforça a colaboração regional no sector das comunicações via satélite.

Já o responsável da delegação Sul Africana, Abel Ramaelo, falando à imprensa, reconheceu que o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), tem estado a desenvolver aplicações espaciais avançadas com intervenção em vários sectores.

Abel Ramaelo, mostrou-se bastante satisfeito pelo engajamento do Gabinete Espacial Angolano no ramo da educação espacial e comunicação via satélite através da utilização do ANGOSAT 2 "os avanços são muito bons porque facilita na troca de experiências e serviços entre as instituições quer angolanas como sul africanas.

O director do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, considerou que a agência Sul Africana é uma das mais bem-sucedidas em África, tendo já lançado 11 satélites.

A vinda desta agência espacial (SANSA), ao nosso país, mostra a importância que a África do Sul tem dado ao Satélite Angolano o ANGOSAT 2

"Essa parceria vai fazer bem as duas agências, vai ajudar no desenvolvimento económico dos dois países, bem como no compromisso do GGPEN e da SANSA em usar as tecnologias espaciais para resolver problemas candentes da sociedade como são os casos do combate à pobreza, criação de empregos, e o desenvolvimento socioeconômico de ambos os países”.

A responsável da comissão executiva da Ms Telecom Felisberta de Jesus, na ocasião, disse ser uma grande oportunidade para se fazer grandes negócios com os países da nossa região e manifestou todo interesse em participar activamente para a melhoria de condições no campo espacial nacional.

Já o presidente do Conselho de administração do Infrasat, Diogo de Carvalho, disse sair satisfeito com o nível de intervenção das duas instituições, angolanas e sul africanas, e considera oportuna a iniciativa considerando as valências decorrentes da comercialização do ANGO-SAT 2.

Recordar que o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) é um órgão superintendido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), e tem a responsabilidade de coordenação e implementação das actividades do Programa Espacial Nacional de Angola, visando a utilização pacífica do espaço para o desenvolvimento do país.

A Agência Espacial Nacional Sul-Africana (SANSA) é a entidade responsável pelo uso do espaço e fortalecer a cooperação em actividades relacionadas ao espaço, ao mesmo tempo em que fomenta a pesquisa em ciência espacial, engenharia científica por meio do desenvolvimento de capital humano e desenvolvimento industrial em tecnologias espacial, tendo já lançado mais de 10 Satélites.

Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério