O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) receberá, de 19 a 21 de Março, uma delegação de alto nível chefiada pelo Presidente da Agência Espacial Naci-onal Sul-Africana (SANSA), o excelentíssimo Humbulani Mudau, e várias empresas do sector espacial da África do Sul, para uma visita de cortesia que visa troca de experiên-cia e aquisição de productos e serviços relacionados ao Programa Espacial Nacional dos dois países. Importa realçar que a SANSA é a maior agência espacial do continente afri-cano.
Entre os principais pontos da agenda, destaca-se a potencial exploração do satélite de telecomunicações ANGOSAT-2 por parte da África do Sul, reforçando a colaboração regional no setor das comunicações via satélite. As instituições discutirão o uso de imagens de satélites de observação da Terra para o desenvolvimento de soluções baseadas em dados espaciais, com aplicações em áreas como monitoramento ambiental, agricultura de precisão, gestão de desastres naturais, ordenamento do território, e dentre outros.
Esta visita sublinha o compromisso do GGPEN e da SANSA em usar as tecnologias espaciais para resolver problemas candentes da sociedade como apoio ao combate a pobreza, criação de empregos, e o desenvolvimento socioeconômico de ambos os países.
O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) é um órgão superintendido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), e tem a responsabilidade de coordenação e implementar das actividades do Programa Espacial Nacional de Angola, visando a utilização pacífica do espaço para o desenvolvimento do país.
A Agência Espacial Nacional Sul-Africana (SANSA) é a entidade responsável pelo uso do espaço e fortalecer a cooperação em actividades relacionadas ao espaço, ao mesmo tempo em que fomenta a pesquisa em ciência espacial, engenharia científica por meio do desenvolvimento de capital humano e desenvolvimento industrial em tecnologias espacial. Cabe referir que a SANSA é a maior agência espacial do continente africano, e tendo lançado um dos primeiros satélites do referido continente.
Fonte: MINTTICS