Os operadores nacionais de telecomunicações já têm disponível uma plataforma de gestão e segurança das chamadas internacionais. Trata-se do Gateway Internacional Angola (GIA), uma infraestrutura tecnológica visitada hoje, 24 de Março do corrente, pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social( MINTTICS), Manuel Homem.
A infraestrutura localizada no bairro dos CTT, Km 7, em Luanda, serve para garantir o controlo e a gestão do tráfego internacional das comunicações, evitando fraudes nas chamadas telefónicas. O Gateway Internacional Angola (GIA) já funciona há mais de um ano e vai agora avançar para a assinatura de contratos com os operadores nacionais.
O Gateway Internacional Angola é uma plataforma onde as operadoras locais vão ficar ligados para os serviços de voz internacionais. O Gateway vai consolidar a ligação por voz dos operadores de telecomunicações para o exterior e fazer o controlo tributário nas ligações internacionais.
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, engenheiro Manuel Homem, disse tratar-se de uma aposta do governo para promover maior qualidade nas comunicações e maior tráfego. "Tínhamos comunicações internacionais sem imigração, daí a criação do Gateway para assegurar as anti-fraudes no nosso mercado. É uma plataforma que traz benefícios para a segurança das comunicações em Angola”, disse Manuel Homem.
O parceiro tecnológico internacional do projecto, Martin Keller, Director Geral da MGI - empresa suíça, disse que a implementação desta estrutura traz consigo experiência, oportunidade de financiamento e de emprego para jovens angolanos.
A Angola Telecom e a MLS Telecom são as primeiras operadoras a rubricarem contrato com o GIA. Trata-se de um investimento global de 50 milhões de dólares americanos, sendo o governo angolano o que mais desembolsou.
Fonte: MINTTICS