minttics.gov.ao
Negócios
09 Setembro de 2023 | 15h09 - Actualizado em 09 Setembro de 2023

FITITEL 2023: ITEL PREMEIA OS VENCEDORES DA 14.ª EDIÇÃO

Terminou a 14.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL). Durante três dias intensos, mais de 40 expositores, entre actuais e antigos estudantes do ITEL, apresentaram projectos inovadores que visam aprimorar a segurança nas estradas.

O "Sistema de prevenção de acidentes com lentes detectoras de perigo”, desenvolvido por dois ex-alunos do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL), venceu  a categoria "Prémio inovação tecnológica” da Feira de Inovação Tecnológica, que encerrou este sábado, na capital do país. Trata-se de uma solução tecnológica, criada por Daniela Caxinda e José Conde, que visa diminuir o índice de sinistralidade rodoviária causado por "motoristas sonolentos”.

Na ocasião, os premiados na categoria "Prémio inovação tecnológica”, receberam dois computadores portáteis (um para cada integrante), um pacote Zap Premium, com um ano pago, e uma Box HD (Descodificador de Alta Definição).

Além disso, os técnicos médios em Electrónica e Telecomunicações, que concluíram a 13ª classe em 2022, no ITEL, vão também beneficiar de um estágio profissional remunerado pela empresa Sistec, conforme assegurou o director-geral do ITEL, Cláudio Gonçalves, durante o acto de encerramento da 14ª da FITITEL/2023.

Após a recepção do prémio, Daniela Caxinda esclareceu que o Sistema de prevenção de acidentes com lentes detectores de perigo, desenvolvido em quatro meses, possui, entre outros componentes, um tipo de sensor que desperta o condutor em estado de sonolência ou sob efeito de sono, para além de imobilizar a viatura, evitando colisões na via. Para que essa tecnologia seja materializada de forma efectiva no país, a especialista solicitou o apoio de empresários ou pessoas singulares para patrocinar o respectivo projecto. "Precisamos de pessoas que possam financiar o nosso projecto, com vista a inovar cada vez mais a solução tecnológica e colocar ao serviço da sociedade angolana”, clamou.

Quanto aos três dias da FITITEL, Daniela Caxinda considerou proveitoso  o evento, por permitir interagir com os potenciais patrocinadores do projecto e trocar experiências tecnológicas.

Para além do projecto de prevenção de acidentes, a outra premiação foi para o "Sistema de controlo de clientes de moto-taxista”, uma solução que foi desenvolvida, igualmente, por dois alunos do curso de Electrónica e Telecomunicações do ITEL. Essa ferramenta tecnológica possibilita o funcionamento da motorizada apenas com uso do capacete, para além de ajudar na localização do motociclo e controlo da facturação diária deste meio rolante, segundo Jacinto Nginga, um dos mentores da respectiva tecnologia.

Foram, igualmente, premiados os melhores projectos do sistema multimédia e do curso de Informática, que receberam também um pacote Zap com seis meses pago e dois computadores, respectivamente.

A cerimónia de outorga, presenciado pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes, também foi marcada pela atribuição de menções honrosas para os órgãos de comunicação social que asseguraram a cobertura total do evento.

Decorrida de 7 a 9 deste mês, a FITITEL/2023 visou, essencialmente, mostrar as valências e competências que os alunos adquiriram durante os quatro anos de formação, apresentando soluções que resolvam problemas das empresas e sociais.

Durante três dias, o certame registou a afluência de mais de quatro mil e 500 visitantes, que interagiram com mais de 40 expositores, entre alunos, ex-estudantes e empresas do sector das telecomunicações.

Promovido pelo Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL), com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o evento decorreu sob o lema "Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária". 

  

Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério