minttics.gov.ao
 
MINTTICS
13 Outubro de 2025 | 16h10 - Actualizado em 13 Outubro de 2025

ENCERROU NESTA SEGUNDA-FEIRA A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

Angola celebrou, pela oitava vez consecutiva, a Semana Mundial do Espaço, um evento realizado comemorado anual e mundialmente na semana de 4 a 10 de Outubro, com a realização de diversas actividades ligadas à promoção, valorização e visibilidade da indústria espacial e o seu contributo directo às comunidades.

Através dessa efeméride, estabelecida pelas Organização das Nações Unidas, a indústria espacial destaca a contribuição da ciência e da tecnologia espacial para o progresso da humanidade.
No encerramento do programa de actividades desenvolvido pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), através de uma sessão de apresentação dos resultados das acções, esta segunda-feira, 13 de Outubro, no Centro de Ciências de Luanda, Mário Oliveira, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, afirmou, na ocasião, que 90% da capacidade da banda C do satélite Angosat-2 já foi comercializada, consolidando o sucesso deste projecto espacial nacional, que tem sido motivo de reforço das relações, aceleração da indústria espacial em África. 

Durante a sessão de encerramento da Semana Mundial do Espaço, o Ministro anunciou também o início da venda da capacidade da banda KU do Angosat-2, destinada a serviços de televisão, internet e comunicações governamentais, tanto em Angola como na região da África Austral. O processo inclui a instalação de três pontos de conectividade na Namíbia e acessos experimentais à internet via Angosat-2 em províncias como Cuando Cubango, Huambo e Malanje.

Segundo Mário Oliveira, o Executivo reconhece a fundamental importância do sector espacial, dada a contribuição multifacetada em diversos segmentos da economia nacional e no bem-estar das populações. Disse ainda que, no âmbito da operacionalização do Programa Espacial Nacional, prosseguiram-se projectos que se traduzem em impacto sócio-económico real, com destaque para os projectos ligados à comunicação, com vista à promoção da nova economia espacial.

Tais projectos, continuou, estão em consonância com os compromissos assumidos entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), onde foi identificado como prioritário o apoio ao surgimento e consolidação de "startups”, Micro, Pequenas e Médias Empresas do sector espacial, com foco na distribuição de Internet via ANGOSAT-2, com destaque para as zonas remotas.

Em 2025, a Semana Mundial do Espaço foi comemorada com um conjunto diversificado de actividades realizadas um pouco por todo o país, com grande foco para a literacia espacial, bem como a evidência dos resultados alcançados com a exploração das capacidades do Angosat-2.

Fonte: MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério