minttics.gov.ao
MINTTICS
27 Junho de 2024 | 14h06 - Actualizado em 27 Junho de 2024

ENCERROU HOJE QUINTA-FEIRA A 29. REUNIÃO DO COMITÉ REGIONAL DE ADJUDICAÇÃO DOS PRÉMIOS SADC DE JORNALISMO

A cerimónia de encerramento da 29.ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação (RAC) do Prémio SADC de Jornalismo, que teve início na capital angolana, no formato virtual, esta terça-feira, terminou hoje, quinta-feira, 27.

Na ocasião, João Demba, na qualidade de Coordenador Nacional de Media e Presidente do Reunião e Adjudicação (RAC), agradeceu a todos os Estados Membros pela contribuição e pelo apoio no exercício das funções de Angola na senda da Presidência Rotativa da SADC.
Segundo João Demba, e tal como referido na abertura desta reunião, no dia 25 de Junho, pelo secretario de Estado para a Comunicação Social, Nuno Albino, e reafirmou hoje "o jornalismo deve exercer um papel fundamental na promoção da democracia, da transparência e da boa governação, por isso, é esperar que a sua contribuição, através da divulgação de informações verídicas, ajude na capacitação dos cidadãos, com o conhecimento necessário para que tomem decisões informadas, mas também e sobre tudo para a divulgação de uma África e de uma Região prospera e repleta de oportunidades para que as pretensões e realizações dos seus filhos sejam uma realidade". 

Relativamente a discussão sobre a escolha das peças vencedoras em cada uma das categorias do Prémio SADC de Jornalismo, nomeadamente: Rádio, Jornalismo Escrito, Televisão e Fotojornalismo, Demba felicitou os Comités Nacionais de Adjudicação pelo intenso trabalho, pelas valiosas discussões, mas também pelas inúmeras horas de interacção, que permitiram não apenas realizar um valioso trabalho a favor da SADC e da região, mas também de reforço das nossas relações, pois, desta 29.ª reunião, certamente sairam lições e contribuições que ajudaram a engradecer todo o processo de organização e realização do Prémio.

"Gostaria ainda de aproveitar este momento ímpar, para me dirigir particularmente aos Coordenadores de Media. Por favor, precisamos de continuar a promover o Prémio SADC de Jornalismo, bem como incentivar a uma maior participação das nossas irmãs e dos irmãos jornalistas. Todos nós estamos cientes da importância e do impacto que a informação, mas uma informação verídica, de qualidade, objectiva em geral tem, no comportamento das pessoas e é por isso que, precisamos de aumentar o número de profissionais que anualmente concorrem a este prémio”. Citou 

Por fim João Demba agradeceu a participação de todos e felicitou a República de Zimbabué por ser o próximo Presidente do RAC 2025.

De recordar que a reunião do RAC contou com a participação dos países membros da SADC onde abordaram questões de orientação sobre os procedimentos da realização bem como complicação das classificações e anuncio dos vencedores das categorias de rádio, TV, imprensa escrita e fotografia.

Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério