minttics.gov.ao
MINTTICS
01 Julho de 2025 | 17h07 - Actualizado em 01 Julho de 2025

DIRECTOR GERAL DO INFOSI DEFENDE SOBERANIA DIGITAL E DESTACA PAPEL DA ASSEMBLEIA NACIONAL NA TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE ANGOLA.

O Diretor-Geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), André Pedro, esteve nesta Terça-feira 01 de Junho, em workshop sobre “Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial" na Assembleia Nacional, frisando a responsabilidade da casa das Leis em aprovar e acompanhar projectos legislativos sobre soberania digital, proteção de dados e combate à desinformação.

Durante o Workshop André Pedro sublinhou cinco Importantes projectos em implementação; 
- A construção do novo Data Center do Governo-elemento chave para garantir a soberania digital e impulsionar a transformação tecnológica do País, interligando ministérios, instituições públicas e órgãos de soberania como a própria Assembleia Nacional, através de um anel de fibra óptica de alta capacidade. 


- Cloud Nacional do Governo de Angola- permitirá aos cidadãos armazenar dados pessoais de forma segura dentro de território nacional, bem como controlo nacional de domínios de internet (. ao), garantindo soberania e capacidade de resposta contra fraudes e ataques cibernéticos.

-Ngola Digital, Angola Online, Conecta Angola, estes estão focados na inclusão digital e formação tecnológica, fundamentais para garantir que a transformação digital chegue às escolas, comunidades e regiões mais recônditas do país.
Durante o Workshop André Pedro, convidou os Deputados para que pudessem visitar a sua instituição olhando os Benefícios do aumento do conhecimento sobre segurança nacional, Oportunidade de networking com profissionais de segurança Melhoria da capacidade de tomar decisões informadas sobre questões de segurança.

Por sua vez a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reforçou o papel importante que o Parlamento deve assumir no processo de transição digital, que não devem ser apenas usuários passivos da tecnologia, mas protagonistas na sua regulação, fiscalização e uso ético, garantindo que a inovação sirva à democracia, à inclusão social e à justiça.

"O comprometimento com a criação de um Parlamento mais transparente, eficiente e acessível, apoiando iniciativas de governação electrónica e segurança digital, reforçando o papel fiscalizador e essencial do Parlamento para acompanhar a execução de políticas públicas no sector das tecnologias de informação, assegurando que os interesses nacionais sejam protegidos e que os direitos fundamentais dos cidadãos sejam respeitados”. Disse.

Fonte:MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério