minttics.gov.ao
MINTTICS
17 Novembro de 2025 | 12h12 - Actualizado em 17 Novembro de 2025

CONFERÊNCIA MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO DAS TELECOMUNICAÇÕES – BAKU 2025

Decorreu em Baku, República do Azerbaijão, de 17 a 28 de Novembro de 2025, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC 2025, sigla em inglês) que se realiza sob a égide da União Internacional das Telecomunicações (UIT), tendo como lema “Conectividade universal, significativa e acessível para um futuro digital inclusivo e sustentável".

Tratou-se de um evento que se realiza a cada quatro anos, congregando líderes e decisores, provenientes dos 193 Estados Membros da União Internacional das Telecomunicações (UIT), dos quais Angola faz parte, bem como representantes da indústria, da academia e de outros actores relevantes acreditados pela organização. O foco principal está na troca de experiências e melhores práticas na promoção de um serviço de internet de alta qualidade, a um custo acessível, sempre que necessário.

Os resultados da WTDC 2025 constituirão uma das bases estruturantes para ao sucesso da próxima Conferência de Plenipotenciários da UIT (PP-26), prevista para o período de 9 a 29 de Novembro de 2026 em Doha, Catar, a qual constitui o órgão máximo desta organização e serve para definir políticas e estratégia alinhadas com as prioridades de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e que sirvam de suporte ao caminho pra transformação digital a nível global,

Angola se faz representar na WTDC por uma delegação chefiada por Sua Excelência Ângelo Buta João Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, em representação de Sua Excelência Mário Augusto da Silva Oliveira, Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, o Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, o Consultor do Gabinete do Ministro, Administradores do INACOM, o Conselheiro da Embaixada de Angola em Moscovo e o Terceiro Secretário da Missão Permanente de Angola em Genebra.

Durantes o primeiro dia de trabalho, o Secretário de Estado Ângelo Buta, durante o Painel de Alto Nível fez uma Declaração Política onde realçou a celebração dos  50 anos de independência de Angola, a 11 de Novembro. Nessa ocasião, disse que, líderes históricos, quadros e técnicos do setor das TIC, alguns à título póstumo, foram abrangidos no quadro das condecorações pelo contributo e conquistas pelo alcance da independência, da paz e do desenvolvimento económico-social nesses 50 anos.

Adiantou ainda que neste período, diversas etapas foram superadas e alcançadas no âmbito institucional, no que diz respeito as políticas de regulação, capacitação, desenvolvimento e melhoria das infraestruturas de conectividade e inclusão digital, modernização dos serviços da administração pública, bem como no domínio da cibersegurança.

 Esse processo possibilitou a expansão e modernização da infraestrutura de suporte em seus componentes terrestres, submarinos e espaciais e como resultado, fazendo que Angola contasse hoje, com uma rede com mais de 30.000 km de fibra terrestre, e no âmbito do projeto de rede nacional de banda larga, 4.860 km estão em reparados e 1.400 km de nova fibra em construção. Angola conta ainda com vários cabos submarinos que possibilitam a interligação com o mundo e por via do projecto "Conecta Angola” ,27 localidade espalhadas pelo território nacional foram conectadas, o que possibilitou a cobertura de cerca de 366.000 cidadãos.

 Adiantou também que, o Programa Espacial Nacional regista resultados positivos com o lançamento e operação do Satélite ANGOSAT-2, a formação de quadros e o desenvolvimento da plataformas e serviços espaciais.

 O Secretário de Estado frisou ainda que, o Executivo angolano continua a trabalhar na expansão da cobertura da Televisão Digital Terrestre, no fortalecimento do Sistema Nacional de Cibersegurança, implementação da infraestrutura de Nuvem Nacional Angolana, que vai permitir a interconexão de diferentes ministérios ao Centro de Dados principal e garantir entre outras, maior segurança dos dados dos cidadãos e a disponibilidade dos serviços eletrônicos.

 Terminou a sua intervenção convidando os Ministros, altos funcionários e demais delegados a estarem presentes no ANGOTIC-2026, previsto para os dias 11, 12 e 13 de Junho do próximo ano, no Centro de Convenções do Talatona.

 

MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL, em Luanda, 17 de Novembro de 2025.



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério